Sob comando de Jorge Sampaoli há três semanas, o Flamengo ainda busca recuperar o bom futebol e, principalmente, a regularidade em campo. Com duas vitórias, duas derrotas e um empate com o treinador, apresentado em 17 de abril, o Rubro-Negro visita o Athletico neste domingo, às 16h na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Brasileirão. O objetivo está definido: aliar desempenho e resultado.
O tempo e o calendário não têm sido parceiros de Sampaoli neste início de trabalho. Até o jogo deste domingo, foram cerca de 10 sessões de treino com o grupo completo. O elenco e a comissão técnica, inclusive, ainda não tiveram folga neste período de 21 dias, no qual o Flamengo disputará o sexto jogo.
“O time tem que jogar melhor, tem que ter mais volume e tem que atacar melhor. É um processo. Valorizo a intenção da troca do processo. O time em todo o jogo foi protagonista, foi superior ao rival no desenvolvimento. Tem que melhorar a contundência... Tem que melhorar na área própria e na do rival”, resumiu Sampaoli, após o empate com o Racing-ARG pela Libertadores, na última quinta-feira.
A montanha-russa rubro-negra
Desde a demissão de Vítor Pereira, após o vice do Carioca contra o Fluminense, o Flamengo entrou em campo sete vezes: três derrotas, três vitórias e um empate. Apesar de alguns bons momentos, como na partida contra o Coritiba, a irregularidade segue sendo uma marca da equipe.
13/4 - Maringá 2x0 Flamengo (Mario Jorge como técnico interino)
16/4 - Flamengo 3x0 Coritiba (Mario Jorge como técnico interino)
19/4 - Flamengo 2x0 Ñublense (Estreia de Jorge Sampaoli)
23/4 - Internacional 2x1 Flamengo
26/4 - Flamengo 8x2 Maringá
30/4 - Flamengo 2x3 Botafogo
4/5 - Racing 1x1 Flamengo
A situação no Campeonato Brasileiro
Dois dos principais clubes do futebol brasileiro nas últimas temporadas, Flamengo e Athletico não largaram bem na Série A de 2023. Os dois estrearam com vitórias - sobre Coritiba e Goiás, respectivamente -, mas não somaram mais pontos.
O time carioca perdeu para o Internacional, no Beira-Rio, e para o Botafogo, no Maracanã, enquanto o Furacão foi superado pelo Fluminense, no Rio de Janeiro, e pelo Atlético, em Belo Horizonte.