Eliminada da Eurocopa nas oitavas de final, a Seleção da Romênia se despediu da competição com um gesto de educação e respeito. Nessa terça-feira (2), os romenos foram goleados pela Holanda por 3 a 0 em Munique, e mesmo com a derrota impactante, limparam os vestiários antes de deixar o estádio na Alemanha.
O gesto remete ainda à ação da Seleção do Japão nas últimas edições da Copa do Mundo. Jogadores da equipe também limparam os vestiários após as partidas, e até mesmo torcedores repercutiram nas redes sociais por recolherem lixo nas arquibancadas dos estádios.
Na despedida da Eurocopa, a Romênia também deixou uma carta de agradecimento à Alemanha, sede da competição em 2024. A Seleção valorizou não só a recepção à delegação, mas a entrega de todo o time em prol do melhor desempenho possível no torneio.
“A Euro foi, para cada um de nós, uma das experiências futebolísticas mais importantes vividas até agora e estamos contentes que o palco onde aconteceu tenha sido alemão. Cada jogo, cada emoção, cada experiência nos uniu e nos fez sentir a magia do futebol. Saímos da Alemanha pensando que demos tudo pela Romênia e estamos gratos por tudo o que vivemos durante as semanas que passamos aqui. Foi uma honra fazer parte da grande família do futebol europeu. Obrigado por nos fazer sentir em casa”, diz a carta deixada no vestiário do estádio em Munique.
Essa foi a sexta participação da Romênia na Eurocopa. Na primeira fase, a equipe surpreendeu e foi líder no grupo, acima de Bélgica, Eslováquia e Ucrânia. Apesar da derrota nas oitavas de final, a equipe ainda voltou ao mata-mata da competição após 24 anos.