A Uefa dispensou dois árbitros espanhóis do mata-mata da
O motivo da decisão está ligado a polêmicas em partidas apitadas pelos profissionais na fase de grupos. Jesús Gil Manzano foi o dono do apito na vitória da França sobre a Áustri por 1 a 0, ainda na primeira rodada. No duelo, ele errou na marcação de um tiro de meta para a França, que deveria ser escanteio para os austríacos, mas acabou no lance do gol francês.
Hernández Hernández, por sua vez, foi o árbitro de vídeo na vitória da Hungria sobre a Escócia, também por 1 a 0, mas pela 3ª rodada. Os jogadores escoceses reclamaram bastante de um pênalti não marcado, o que também motivou críticas de Steve Clarke, técnico da Escócia. O árbitro principal Facundo Tello deixou seguir o jogo e também não foi chamado pelo VAR para rever o lance. O momento repercutiu também nas redes sociais, o que aumentou a polêmica. Assista:
Yes we lack quality and we tried our best and bless the lads but it was a brutal way to lose… but for no VAR even to look at this, this is a huge moment is beyond me? With 4 minutes to go! @ScotlandNT pic.twitter.com/auAQvlXg17
— Tony Curran (@TonyCurran69) June 23, 2024
Dessa forma, Juan Martínez Munuera passa a ser o único árbitro espanhol no restante da Eurocopa, que termina no dia 14 de julho.
A Seleção da Espanha, que está classificada para o mata-mata, enfrenta a Geórgia no domingo (30), pelas oitavas de final.