Ouvindo...

Times

Estrela da Espanha ‘descumpre’ lei inusitada na Alemanha durante Eurocopa; entenda

Lamine Yamal, promessa do Barcelona, disputa a Eurocopa com a Espanha e esbarra em lei trabalhista da Alemanha

Uma situação curiosa envolve o atacante espanhol Lamine Yamal, do Barcelona-ESP, durante a disputa da Eurocopa 2024. Isso porque a Seleção da Espanha poderia ser multada em até 30 mil euros (mais de R$ 170 mil) pelo fato de o jovem de 16 anos estar “trabalhando até tarde da noite”.

Leia também

Na Alemanha, há uma lei de proteção à juventude que proíbe menores de idade de trabalhar após às 20h. No caso de atletas, a liberação vai até às 23h (sempre no horário local). Nesta segunda-feira (24), Yamal pode descumprir essa lei pela segunda vez.

Na segunda rodada da Eurocopa, a Espanha enfrentou a Itália às 16h (de Brasília), ou seja, às 20h na Alemanha. Considerando todos os trâmites após as partidas, como as entrevistas dos jogadores, Yamal estava trabalhando após o horário permitido, cenário que deve se repetir nesta segunda, em partida contra a Albânia.

Jornais alemães como BILD e ZDF publicaram as informações e ainda destacaram que, no caso de Lamine Yamal, não há punição prevista. Apesar da multa que está na lei do país, as autoridades locais ainda não tomaram medidas desse tipo no futebol.

Além disso, informações do jornal espanhol Marca apontam que nenhuma autoridade da Alemanha comunicou à Uefa que os jogadores menores não podem jogar ou que estão expostos a multas.

Sem risco de qualquer tipo de punição, a Espanha já está classificada para a próxima fase da competição e enfrenta a Albânia para saber a posição no grupo B da Eurocopa.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais