Decisões do VAR na Eurocopa serão explicadas em tempo real nos estádios

Torneio começa nesta sexta-feira (14) na Alemanha e terá grande aparato tecnológico no apoio à arbitragem

Eurocopa 2024 será realizada na Alemanha

Todas as decisões tomadas pelo VAR durante a Eurocopa 2024 serão divulgadas em tempo real nos estádios. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo italiano Roberto Rosetti, presidente do Comitê de Arbitragem da Uefa.

Leia também

Segundo ele, a explicação técnica de todas as decisões será mostrada nos telões e também estará disponível para os comentaristas que fizerem transmissões das partidas. Dentre os exemplos, foi citado: “Pênalti, falta por toque de mão. O camisa 9 da Alemanha tocou a bola com a mão esquerda, que estava em uma posição não natural, acima do ombro, ampliando seu corpo”.

“Acho que o VAR é uma ferramenta fantástica e não voltaremos atrás”, disse o dirigente, explicando que o objetivo é “reduzir o número de intervenções” da arbitragem de vídeo, mas “se existir uma imagem clara que pode comprovar um erro claro, podemos agradecer ao VAR”.

Rossetti afirmou ainda que o único diálogo permitido para explicar as decisões do VAR será entre o próprio árbitro de campo e o capitão das equipes. Qualquer outro atleta que discutir uma decisão ou pedir explicação será punido com cartão amarelo.

Duas Seleções da Eurocopa terão o goleiro como capitão: Itália e Eslovênia. Nesses casos, um jogador de linha será designado antes do jogo para fazer esse possível diálogo com a arbitragem.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...