Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro detona arbitragem e manda recado à CBF: ‘Acabou a paciência’

Clube celeste se sentiu prejudicado pela equipe de arbitragem na goleada para o Internacional, neste domingo (6), com a expulsão de Jonathan Jesus

O Cruzeiro divulgou em seu site oficial, neste domingo (6), um longo texto em tom de indignação contra a arbitragem da partida contra o Internacional, no Beira-Rio, pela Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa viu Jonathan Jesus ser expulso de maneira polêmica, aos 20 minutos do primeiro tempo, e perdeu por 3 a 0.

No comunicado, o clube celeste subiu o tom e usou termos como “má vontade”, “incapacidade” e “arrogância”. A Raposa poupou o Internacional e deixou as reclamações direcionadas exclusivamente à equipe de arbitragem e às instituições que cuidam do futebol brasileiro.

“O que aconteceu neste domingo (06/04), em Porto Alegre chega às barras da má vontade, da incapacidade, arrogância, prepotência e falta de controle total de quem é responsável pela arbitragem no futebol brasileiro”, iniciou o clube celeste em comunicado.

“Primeiro, precisamos eximir nosso adversário (o Internacional), até porque, o que ocorreu no lance da expulsão de nosso atleta Jonathan, diz respeito apenas ao árbitro e ao VAR”, agregou.

Na expulsão de Jonathan Jesus, o árbitro Marcelo de Lima Henrique aplicou o cartão vermelho e não recebeu interferência do VAR, comandado por Daiane Muniz. A situação foi questionada pelo Cruzeiro.

“O Cruzeiro pergunta: se tem o VAR, em um lance de expulsão, muito duvidoso, por que não consultá-lo? A explicação é simples, arrogância, má vontade, falta de capacidade, pra falar o mínimo”, questionou.

Em recado direto à CBF, o clube lembrou e ironizou a orientação da entidade em dar cartão amarelo para jogadores que subirem na bola durante os jogos.

“No futebol brasileiro é mais danoso subir na bola com os dois pés do que termos uma arbitragem fraca, com erros infantis e ninguém faz absolutamente nada”, ironizou.

Confira, na íntegra, a nota divulgada pelo Cruzeiro

“ESTAMOS CANSADOS

Todos nós que amamos o futebol temos que deixar claro nossa indignação nesse momento.

O que aconteceu neste domingo (06/04), em Porto Alegre, chega às barras da má vontade, da incapacidade, arrogância, prepotência e falta de controle total de quem é responsável pela arbitragem no futebol brasileiro.

Primeiro, precisamos eximir nosso adversário (o Internacional), até porque, o que ocorreu no lance da expulsão de nosso atleta Jonathan, diz respeito apenas ao árbitro e ao VAR.

O Cruzeiro pergunta: se tem o VAR, em um lance de expulsão, muito duvidoso, por que não consultá-lo?

A explicação é simples, arrogância, má vontade, falta de capacidade, pra falar o mínimo.

No futebol brasileiro é mais danoso subir na bola com os dois pés do que termos uma arbitragem fraca, com erros infantis e ninguém faz absolutamente nada.

Todos os clubes fazem seus protestos com requerimentos e vídeos e nada resolve. Não se faz nada efetivamente para melhorar a arbitragem brasileira. Apenas discurso de quem dirige as entidades do futebol. “Vamos resolver”, claro chute para o futuro sem uma solução imediata, para um problema que só causa muito desconforto e desconfiança, além do descrédito.

Começamos o campeonato nacional, um dos mais importantes do mundo, e as reclamações são as mesmas, sempre a arbitragem, seus erros absurdos e seus prejuízos às equipes, e lógico, ao campeonato.

Quando será que alguém vai fazer algo para melhorar a arbitragem e acabar com a soberba e a arrogância de quem também deveria zelar pelo futebol?

O Cruzeiro não vai mais se conformar e se curvar diante de tantos erros.

Esperamos muito mais de quem se diz competente para administrar o futebol brasileiro.

Exigimos atitude e mudanças imediatamente.

Acabou a paciência”

A expulsão de Jonathan Jesus em Inter x Cruzeiro

O lance que enfureceu Pequetito e todos os aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo. Após lançamento, o atacante Wesley recebeu a bola na meia-lua da área celeste e, após contato com Jonathan Jesus, caiu no chão. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou a falta e expulsou Jonathan Jesus.

Os jogadores celestes reclamaram muito da situação, mas o juiz sequer consultou o VAR e não voltou atrás. Com um jogador a menos, o Cruzeiro sofreu dois gols na sequência do primeiro tempo.

Internacional 3x0 Cruzeiro

O Colorado dominou a equipe celeste e conquistou os três pontos dentro de casa. Até a expulsão de Jonathan Jesus, o jogo era equilibrado, mas tudo mudou a partir dos 20 minutos do primeiro tempo.

Com um homem a mais, o time de Roger Machado impôs seu ritmo e não encontrou resistência do lado cruzeirense. O Internacional foi às redes com Alan Patrick, Enner Valencia e Rafael Borré.

Cruzeiro na Série A

Com o resultado, o Cruzeiro “estacionou” na tabela e tem três pontos. O jogo seguinte será contra o São Paulo, fora de casa, no Morumbis, no próximo domingo (13).

Antes, a Raposa receberá o Mushuc Runa pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira (10), às 21h30.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Leia mais