Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro ‘ouve torcida’ e faz mudança de cor em uniforme para 2025; veja detalhe

Cruzeiro mudou as cores do escudo do uniforme de goleiro de vermelho para azul e branco

Depois de muita polêmica, o Cruzeiro ouviu a torcida e optou por mudar as cores do uniforme de goleiro para esta temporada. A camisa, lançada no último sábado (8), gerou questionamentos por ter o escudo do clube em tons de vermelho. Já nesta quarta-feira (12), a Raposa divulgou a mudança das cores do logo para azul e branco.

O Cruzeiro reuniu o elenco nesta quarta (12), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para a realização do ‘media day’ - momento em que os atletas posam com os uniformes da temporada. No vídeo divulgado, chamaram a atenção os goleiros Léo Aragão e Otávio, que mostraram a mudança das cores do escudo.

Lançamento do uniforme

Um dia depois do lançamento da camisa principal para a temporada, o Cruzeiro apresentou o novo uniforme de goleiro, no último sábado (8). Pouco antes da semifinal da Supercopa Feminina diante do Bahia, o clube divulgou detalhes da veste, que gerou polêmica pela cor vermelha em vez do tradicional azul e branco no escudo.

O uniforme é majoritariamente amarelo fluorescente, com detalhes em rosa e verde. Assim como a camisa azul, apresentada na última sexta-feira (7), o uniforme de goleiros adota o escudo do Cruzeiro no lugar das tradicionais cinco estrelas soltas. A única diferença entre as vestes do masculino e do feminino serão os patrocinadores.

Leia também

Escudo em vermelho

A polêmica sobre a não utilização das cores azul e branca no escudo do Cruzeiro se deu pela divulgação de um manual antigo do clube, de fevereiro de 2021, que viralizou nas redes sociais. Nele, consta que em nenhuma hipótese deve “aplicar o logo em tons fora do espectro azul”.

Em meio à polêmica, a Itatiaia entrou em contato com o Cruzeiro, que explicou as normas estipuladas no manual atual. O clube alegou que a atualização permite a utilização de cores diferentes no escudo, desde que seja aprovado na área de branding da instituição. Em nota, o Cruzeiro se explicou:

“As camisas de goleiro produzidas pela adidas seguem templates oferecidos a todos os clubes no mundo. Então, o clube escolhe as cores entre as opções disponíveis. Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus).

O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que ‘os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube’. O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas, como descrito na imagem a seguir”, divulgou o clube.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais