Uma mudança promovida pela Federação Mineira de Futebol (FMF) na tabela do Campeonato Mineiro 2025 colocará o Cruzeiro diante de uma situação curiosa. Por causa dessa alteração, o time celeste fará dois jogos no mesmo dia e praticamente ao mesmo tempo.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) alterou data e horário da estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Agora, o primeiro jogo da equipe azul no estadual, contra o Tombense, será no dia 18 de janeiro, às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Também no dia 18 de janeiro, mas às 17h (de Brasília), o Cruzeiro entrará em campo para disputar o clássico com o Atlético, no estádio Inter&Co, em Orlando, nos Estados Unidos. A partida faz parte da programação da Inter&Co Soccer Week, na FC Series.
Por causa da excursão aos Estados Unidos e, consequentemente, pelo clássico com o Atlético, o Cruzeiro colocará em campo contra o Tombense, no Campeonato Mineiro, uma equipe completamente alternativa. Jogadores com idade sub-20 e nascidos em 2004 devem ser utilizados contra a equipe de Tombos.
Excursão aos Estados Unidos
A delegação cruzeirense chegou à cidade de Bradenton, na Flórida, nos Estados Unidos, nessa segunda-feira (6). Atletas, comissão técnica e diretoria ficarão na América do Norte até o dia 19 de janeiro, quando retornarão ao Brasil.
No dia 15 de janeiro (quarta), o Cruzeiro enfrentará o São Paulo no primeiro amistoso da pré-tempodada. A partida está marcada para 21h30 (de Brasília), no Inter&Co Stadium, casa do Orlando City-EUA, em Orlando.
No dia 18 de janeiro (sábado), o time celeste fará o primeiro clássico da temporada. O Cruzeiro enfrentará o Atlético, às 17h (de Brasília), também no Inter&Co Stadium.
A FC Series Inter Soccer&Co terá transmissão no Youtube da Itatiaia. Os jogos serão exibidos com imagens das partidas.
Dois jogos no mesmo dia não é caso inédito
Há praticamente 27 anos, o Cruzeiro entrou em campo duas vezes em uma única data: em 19 de fevereiro de 1997.
Naquele dia, o Cruzeiro enfrentou o Grêmio na estreia da Copa Libertadores, depois de duelar com o Villa Nova em jogo da quarta rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.
O time celeste não venceu nenhum desses confrontos: perdeu para o Tricolor Gaúcho por 2 a 1 e empatou com o Leão do Bonfim por 4 a 4. Ambas as partidas aconteceram no Mineirão.
A partida contra o Villa Nova foi um jogo preliminar, enquanto o duelo com o Grêmio foi a partida principal da noite.
Contra os gaúchos, o Cruzeiro, comandado à época pelo técnico Oscar Bernardi, colocou em campo sua escalação titular, com o goleiro Dida, o lateral-esquerdo Nonato, o meia Palhinha, o atacante Cleison, dentre outros. O treinador foi demitido logo após a derrota em casa. Paulo Autuori assumiu e levou o time ao título da segunda Copa Libertadores de sua história.
No jogo contra o Villa Nova o time do Cruzeiro foi reserva. O então treinador Wantuil Rodrigues utilizou jogadores como o atacante Macalé, o goleiro Harlei Menezes, o lateral-direito Marcos Teixeira e o zagueiro Gelson Baresi. Os atacantes Dé e Alex Mineiro marcaram os gols do Cruzeiro no empate por 4 a 4.