Dois principais reforços do Cruzeiro para 2025, os atacantes Dudu e Gabigol quase protagonizaram uma troca entre clubes no ano passado. A dupla foi envolvida em negociação que envolveu Palmeiras e Flamengo, equipes que detinham os direitos econômicos dos jogadores.
Antes de acertarem com o Cruzeiro, Dudu e Gabigol tiveram seus vínculos com os antigos clubes encerrados. Porém, anteriormente a isso, em julho de 2024, os dois quase mudaram de lado.
O Palmeiras procurou Gabigol há cinco meses. O camisa 99 do Flamengo já podia assinar pré-contrato com outra equipe. Como a diretoria rubro-negra, ainda comandada por Rodolfo Landim, entendia que o ciclo do atacante já havia terminado, as conversas andaram.
Nos bastidores, Marcos Braz, vice-presidente de futebol pelo Flamengo, e Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, se reuniram em São Paulo para tentar efetivar o negócio. Que acabou não acontecendo.
Negociação após Dudu ‘refugar’ com o Cruzeiro
Essa troca envolvendo Dudu e Gabigol poderia ter sido viabilizada após Dudu, em um primeiro momento, não trocar o Palmeiras pelo Cruzeiro. O jogador chegou a ser anunciado pela equipe celeste em junho do ano passado. No entanto, o jogador preferiu recuar no acerto e permaneceu no Verdão até dezembro de 2024.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, já havia dito com palavras firmes que nenhum jogador estava acima da história do clube. E chegou a pedir que Dudu cumprisse o acordo que havia fechado com o Cruzeiro. O que não aconteceu naquele momento.
A partir daí, com o interesse palmeirense em Gabigol, o nome de Dudu foi pensado em uma possível troca entre os clubes.
Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro
As negociações envolvendo Palmeiras e Flamengo não foram para frente. Por isso, tanto Dudu quanto Gabigol permaneceram em seus clubes. O que acabou sendo bom para o Cruzeiro.
Atento ao mercado, o CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos, autorizado pelo dono da SAF celeste, Pedro Lourenço, abriu negociações com o staff de Dudu e Gabigol.
O clube mineiro aproveitou o fato de o contrato da dupla estar no fim para contratar os dois sem despesas diretas com Palmeiras e Flamengo.
Gabigol assinou contrato por quatro temporadas (2028). Dudu tem vínculo com o clube até o fim de 2027
Dudu e Gabigol no Mineirão
O Cruzeiro apresentará oficialmente os reforços para a temporada 2025 neste sábado, no Mineirão, com a presença de 40 mil pessoas.
Denominado como “Apresentação Cabulosa”, o evento contará com a presença dos contratados: os atacantes Gabigol, Dudu e Bolasie; do meia Eduardo; dos volantes Christian e Fagner; além dos meia-atacantes Rodriguinho e Marquinhos.