O Cruzeiro tem, entre os 20 clubes da Série A, os artilheiros com o menor número de gols na temporada. Impactado pela lesão de Dinenno, o time celeste vive o desafio de aumentar a produtividade ofensiva não só no Campeonato Brasileiro, mas também na disputa pelo título da Copa Sul-Americana.
Em processo de recuperação de uma cirurgia no púbis, Dinenno tem previsão de retorno aos gramados em três meses. Com isso, o técnico Fernando Seabra tem duas opções para o setor: Rafa Silva e Rafael Elias. Enquanto o primeiro nome tem sido titular, o outro figurou no banco de reservas nas últimas partidas.
Em 2024, Dinenno e Matheus Pereira são os jogadores que mais marcaram gols pelo Cruzeiro, com cinco cada. O artilheiro entre os principais clubes do país é Pedro, do Flamengo, que já balançou as redes 21 vezes este ano.
Cruzeiro quer melhorar o sistema ofensivo
Classificado às oitavas da Sul-Americana, o Cruzeiro fez apenas oito gols em seis jogos na fase de grupos. Curiosamente, a equipe celeste marcou o mesmo número no Brasileirão, mas em um recorte de 10 jogos.
Por causa do rendimento ofensivo atual, a diretoria estuda a contratação de um “homem-gol”. Com a identificação do problema, a gestão de Pedro Lourenço fez uma proposta pelo atacante Kaio Jorge, da Juventus, e aguarda uma resposta oficial do clube italiano. Além dele, o Cruzeiro tem outros nomes no radar, como Gabigol, do Flamengo.
Fato é que, até a abertura da janela de transferências, em 10 de julho, o Cruzeiro corre contra o tempo para se reforçar e tentar mudar o cenário no segundo semestre.
Artilheiros entre clubes da Série A
- Pedro (Flamengo) - 21 gols
- Júnior Santos (Botafogo) - 17 gols
- Luiz Fernando (Atlético-GO) - 14 gols
- Isidro Pitta (Cuiabá) - 14 gols
- Lucero (Fortaleza) - 14 gols
- Yuri Alberto (Corinthians) - 12 gols
- Pablo Vegetti (Vasco) - 12 gols
- Flaco López (Palmeiras) - 11 gols
- Mastriani e Pablo (Athletico-PR) - 10 gols
- Hulk e Paulinho (Atlético) - 9 gols
- Thaciano (Bahia) - 9 gols
- Luciano (São Paulo) - 9 gols
- Cristaldo (Grêmio) - 8 gols
- Eduardo Sasha (RB Bragantino) - 8 gols
- Gilberto (Juventude) - 7 gols
- Lelê e Jhon Arias (Fluminense) - 6 gols
- Enner Valencia (Inter) - 6 gols
- Osvaldo (Vitória) - 6 gols
- Felipe Vizeu e Fellipe Mateus (Criciúma) - 5 gols
- Dinenno e Matheus Pereira (Cruzeiro) - 5 gols