O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil reservou ao Cruzeiro uma “peça do destino”. O clube celeste ficará frente a frente pela primeira vez com Fábio desde a saída do goleiro da Toca II, em janeiro deste ano. E o reencontro será o mais rápido se comparado com o de outras lendas que passaram pelo gol estrelado.
Recordista de jogos pelo Cruzeiro (976 partidas), Fábio enfrentará o clube que defendeu por 17 anos após seis meses de sua saída da Raposa. Antes do reencontro celeste com os também emblemáticos Raul Plassmann e Dida, nos anos 1980 e 1990.
Depois de deixar o Cruzeiro e acertar com o Flamengo nos anos 1970, Raul só foi enfrentar o ex-time três anos depois, em 1981. O duelo aconteceu no dia 7 de fevereiro pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, em jogo do grupo D. Naquela ocasião o jogo terminou empatado por 0 a 0, no Mineirão.
Já com Dida, o primeiro reencontro aconteceu em 8 de setembro de 1999, depois da saída conturbada do goleiro, que deixou o clube por divergências contratuais em janeiro daquele ano. Foram quase dez meses de espera antes de enfrentar o ex-clube.
Dida vestia a camisa do Corinthians, que venceu por 3 a 1, em jogo do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Na ocasião, Marcelinho Carioca, Edilson e Fernando Baiano fizeram os gols paulistas, com Paulo Isidoro descontando para a Raposa.
FICHAS TÉCNICAS
CRUZEIRO X CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Governador Magalhães Pinto, Belo Horizonte, MG
Data: 08 de setembro de 1999 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jorge dos Santos Travassos
Gols: Paulo Isidoro (Cruzeiro); Marcelinho Carioca, Edílson, Fernando Baiano (Corinthians)
Público: 47.451 torcedores
Renda: R$ 449.103,00
CRUZEIRO: André; Gustavo, Marcelo, Cris, André Luiz, Donizete Oliveira, Ricardinho (Valdo), Djair (Paulo Isidoro), Marcelo Ramo, Müller (Geovanni) e Alex Alves. Técnico: Levir Culpi
CORINTHIANS: Dida; César Prates, João Carlos, Nenê, Augusto, Freddy Rincón, Vampeta (Gilmar), Ricardinho (Edu), Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão (Fernando Baiano). Técnico: Oswaldo de Oliveira
CRUZEIRO 0 X 0 FLAMENGO
Campeonato Brasileiro - Taça de Ouro - 1ª Fase
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Romualdo Arppi Filho (SP)
Renda: Cr$ 5.891.200,00
Público: 47.791
CRUZEIRO: Ica, Zé Carlos, Calu, Luís Carlos Teixeira e Luís Cosme; Toninho (Carlinhos, 21 do 2º), Ademir Mauro Madureira; Zé Henrique, Edmar e Jésum. Técnico: Cláudio Garcia.
FLAMENGO: Raul, Vítor, Luís Pereira, Marinho e Carlos Alberto; Carpegiani, Adílio e Peu (Andrade, 32 do 2º); Fumanchu, Ronaldo Marques (Anselmo, 21 do 2º) e Édson. Técnico: Modesto Bria.