A secretaria do Conselho Deliberativo do Cruzeiro recebeu, nesta sexta-feira (10), a inscrição da primeira chapa para eleição da Mesa Diretora do órgão. O grupo ‘Modernização Celeste’ é liderado pelo desembargador aposentado Paulo Sifuentes. O pleito está marcado para 23 de novembro.
Conforme apurou a Itatiaia, há uma expectativa de que não tenha outra chapa registrada. O limite para inscrições é a próxima segunda-feira (13), às 18h. Entre os conselheiros, circulou a informação de que Ronaldo Granata, derrotado na eleição presidencial no último dia 26, poderia concorrer. Ele, contudo, não confirmou o interesse.
À Itatiaia, Sifuentes confirmou a candidatura e afirmou que seu principal objetivo é liderar uma transformação do Estatuto do Cruzeiro. “A missão do Conselho vai ser árdua. Temos que modernizar nosso Estatuto para aprimorar a convivência entre associação e Sociedade Anônima do Futebol (SAF)”, disse.
“O Estatuto está distorcido, porque ele foi escrito quando nem sequer existia SAF. Vai ser importante delimitar os limites do Conselho, o que pode e o que não pode interferir na relação. Espero que, caso eleito, a gente consiga liderar esse processo”, complementou.
A chapa de Sifuentes ainda tem como candidatos Bruno Oliveira Pinto Silva (vice-presidente), Carlos Ferreira Rocha (1º secretário) e Margarete Elaine Alves da Silveira (2ª secretária).
A chapa candidata ao Conselho Fiscal, registrada junto da Mesa Diretora, é composta pelos conselheiros João Paulo Fanucchi, Humberto Amaro e Silvério Papa. Os suplentes serão Robert Peter, Francisco Perazzo e Elizabeth Auxiliadora da Silva.
A chapa de Sifuentes reúne apoios importantes. O principal deles é o de Lidson Potsch, eleito no último dia 26 como presidente do Cruzeiro para o triênio 2024-2026. Potsch, atual vice na gestão de Sérgio Rodrigues, recebeu apoio de Ronaldo, gestor da SAF, e Pedro Lourenço, principal parceiro comercial da Raposa.
Além disso, o atual presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Silva, manifestou apoio a Sifuentes em entrevista à Itatiaia. Ele não pode tentar a reeleição por um impedimento imposto pelo Estatuto do Cruzeiro.
Essa será a segunda vez que Sifuentes tentará o cargo de presidente do Conselho do Cruzeiro. Em 2020, ele acabou na 3ª colocação do pleito que elegeu Paulo Pedrosa, com 112 votos para o cargo. Na ocasião, Giovanni Baroni recebeu 102 e Sifuentes 99.
Chapa Modernização Celeste
Mesa Diretora
Presidente: Paulo Sifuentes
Vice-presidente: Bruno Oliveira Pinto Silva
1º. Secretário: Carlos Ferreira Rocha
2º. Secretária: Margarete Elaine Alves da Silveira
Conselho Fiscal
João Paulo Fanucchi
Humberto Amaro
Silvério Papa
Suplentes
Robert Peter
Francisco Perazzo
Elizabeth Auxiliadora da Silva