A Adidas revelou no início da madrugada desta quarta-feira (1), em seu site oficial, a nova camisa do Cruzeiro. Peça comemorativa pelo Dia da Consciência Negra, o modelo mistura as cores branca, amarelo e azul, com detalhes em toda a extensão da roupa, e conta com um patch logo abaixo da gola, feita em formato “V”.
No patch, produzido na cor amarela, a frase “Da Raiz à Luta”, que aparece em tom de marrom. Há ainda outro detalhe nas costas, na altura da na nuca, que é o logo da Lab Fantasma.
De acordo com a Adidas, a camisa faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra. A empresa alemã destaca na campanha o seguinte texto institucional.
“No campo onde a paixão se entrelaça. Da raiz à luta, a nossa raça. Na bola e na vida, com força acesa. Reafirmamos a nossa identidade, falamos com clareza. Orgulho ancestral, força que transcende. Nosso legado é mais do que se entende. Celebramos vitórias, superamos dor. Na pele preta, trazemos o amor. Nos penteados, na torcida, no gramado. Juntos, somos um povo apaixonado. Pertencimento na história, na trança. No futebol, praticamos nossa dança. Consciência negra, luz que nos guia. No esporte e na vida, a cada dia. Há milênios, nossa voz a ecoar. Em todo canto nossa cultura a brilhar!”, publicou a Adidas, em seu site oficial.
O preço da camisa é R$ 329,99, e a blusa está sendo vendida no modelo masculino e feminino.
Além do Cruzeiro, Atlético, Flamengo e Internacional também terão uma camisa especial pelo Dia da Consciência Negra.
O Cruzeiro já lançou três modelos de uniforme neste ano: o tradicional azul, o reserva, na cor branca, e um terceiro, em tons diferentes de azul e detalhes amarelos.
O movimento deste ano é semelhante ao de 2022. No ano passado, contudo, os clubes tiveram um uniforme alternativo da Adidas lançado em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização pela prevenção do câncer de mama.
A Adidas patrocina o Cruzeiro desde 2020 e tem contrato com o clube até o fim de 2025. A empresa alemã substituiu a inglesa Umbro, que forneceu material esportivo entre 2016 e 2019.