Pouco mais de um ano após o último duelo no Mineirão, em Belo Horizonte, Cruzeiro e Bahia voltarão a se enfrentar em contextos distintos. Depois de terem conquistado o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2022, mineiros e baianos lutam para escapar do rebaixamento em 2023. Nesta quarta-feira (25), às 20h (de Brasília), os times estarão frente a frente pela 29ª rodada da competição.
Empurrado pela sua torcida, o Cruzeiro conquistou uma vitória marcante diante do Bahia no ano passado. Na ocasião, com uma atuação histórica do goleiro Rafael Cabral, a equipe então comandada por Paulo Pezzolano “deu o troco” no Tricolor e contou com muita frieza.
O único gol foi marcado pelo atacante Stênio, aos 21 minutos da etapa final, quando o zagueiro Eduardo Brock já havia sido expulso três minutos antes.
Cabral ‘virou titular’ minutos antes do jogo
Durante a semana e até mesmo pouco antes da bola rolar, o goleiro Rafael Cabral apresentou um quadro de gastroenterite. O problema foi contraído na viagem para o confronto com o CSA, em Maceió, três dias antes. Por esse motivo, o zagueiro Lucas Oliveira e o meia Fernando Canesin sequer foram relacionados.
Contudo, nos minutos que antecederam a partida, o técnico uruguaio decidiu colocar o arqueiro em campo e ele foi fundamental para o Cruzeiro.
Com a vantagem simples no placar e com um homem a menos em campo, o Cruzeiro segurou a vitória graças à Rafael Cabral. Em um misto de sorte e susto, o atacante Rodallega, do Bahia, acertou o travessão aos 47 minutos do segundo tempo. Aos 51', no último lance, o goleiro apareceu com um milagre ao defender uma cabeçada do zagueiro Luiz Otávio.
Importância do triunfo na tabela
Com o resultado positivo contra o Bahia, o Cruzeiro derrotou um adversário direto na briga pelo acesso e aumentou a vantagem de seis para nove pontos em relação ao Grêmio, vice-líder naquele momento. Além disso, o time celeste manteve os 100% de aproveitamento dentro de casa.
Por outro lado, o Bahia estacionou nos 34 pontos e caiu de terceiro para quarto lugar na tabela da Série B.
Confronto direto pela Série A 2023
Em busca da primeira vitória no Mineirão este ano, o Cruzeiro tem um confronto direto pela frente. Na 14ª posição, a equipe celeste tem os mesmos 34 pontos do Bahia. Porém, os comandados de Rogério Ceni estão logo à frente, em 13º lugar, pela vantagem no número de vitórias: nove a oito.