A derrota por 2 a 0 para o Flamengo no jogo dessa quinta-feira (19) diminuiu as chances de o Cruzeiro voltar a uma competição internacional na próxima temporada. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube celeste tem 26,1% de chances de classificação à Copa Sul-Americana.
Estatística que despencou, uma vez que o índice marcava 40,2% ao fim da última rodada, após o empate do Cruzeiro em 0 a 0 com o Cuiabá.
Sócio-majoritário do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno falou, após a derrota por 2 a 0 para o Rubro-Negro, que é preciso enxergar o “copo meio cheio” em relação à pontuação do clube no Campeonato Brasileiro. O gestor celeste, sem tratar o rebaixamento como algo iminente, prefere pensar na distância de pontos existente para a zona de classificação à Sul-Americana, do que a de um ponto pra a zona de rebaixamento.
“Acho que posso dizer também dá para ver copo meio vazio e meio cheio. A gente está a um ponto do rebaixamento e a dois da Sul-Americana. Prefiro ver o copo meio cheio, perto do nosso objetivo. Logicamente, cria-se desconfiança pelo momento delicado que estamos vivendo, momento sensível, mas volto a repetir que temos confiança no trabalho, acreditamos que podemos atingir o nosso objetivo”, declarou Ronaldo.
Ao fim da 27ª rodada, o Cruzeiro caiu duas posições e é o 15º colocado, com 31 pontos, no Campeonato Brasileiro. O aproveitamento do time comandado por Zé Ricardo é, atualmente, de 38%.
Veja chances de rebaixamento no Campeonato Brasileiro
América: 99,4%
Coritiba: 96,8%
Santos: 37,1%
Goiás: 34,9%
Vasco da Gama: 33,3%
Cruzeiro: 31,4%
Bahia: 21,2%
Corinthians: 19,5%
Internacional: 17,6%
São Paulo: 5,6%
Cuiabá: 3,1%
Os demais clubes têm menos de 1%