O atacante Gilberto vive enorme seca de gols, o último foi no dia 14 de maio, ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E essa má fase do jogador deve fazê-lo perder mais uma vez a condição de titular no Cruzeiro. A informação foi adiantada pelo comentarista da Itatiaia, Alê Oliveira.
Para o clássico com o América, no dia 1º de outubro, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, tudo indica que o técnico Zé Ricardo vai precisar lançar mão do improviso no setor ofensivo.
O Cruzeiro tem apenas duas opções para a posição, o próprio Gilberto e Rafael Elias, o “Papagaio”, que está lesionado. Por isso, há chance de essa vaga “cair no colo” de Bruno Rodrigues.
“Não temos um outro camisa 9 específico com a contusão do Rafael Elias. A gente insistiu com o Gilberto, porque o nosso jogo passa por ter um camisa 9. Depois, a gente tentou o Bruno Rodrigues, não é a posição original dele, acabou enfrentando dificuldades”, analisou o técnico Zé Ricardo, após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, nessa quarta-feira (20).
O Cruzeiro jogará pela primeira vez em Belo Horizonte sobre o comando de Zé Ricardo. E pela primeira vez também no Mineirão, após a intensa vaia a Gilberto antes do apito incial do jogo contra o Bragantino, no dia 3 de setembro, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Seca de gols de Gilberto
Depois de passar em branco mais uma vez no Campeonato Brasileiro, na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, Gilberto está perto de registrar uma marca negativa na carreira: passar um turno inteiro do Brasileirão sem balançar a rede.
O último gol de Gilberto nesta temporada aconteceu na 6ª rodada da Série A, em 14 de maio, quando o Cruzeiro venceu o América por 4 a 0. Na ocasião, o centroavante marcou duas vezes - Marlon e Henrique Dourado fecharam o placar.
Jejum já passa de 130 dias
A seca de gols de Gilberto no Cruzeiro já dura 130 dias. Apesar disso, o jogador é o vice-artilheiro do Cruzeiro na temporada, com seis gols em 33 partidas. Bruno Rodrigues, com nove, é o maior goleador do time.
Gilberto marcou gols em apenas três adversários. O Villa Nova, em 18 de fevereiro, quando anotou um hat-trick em jogo pelo Campeonato Mineiro, e Bragantino e América (duas vezes), por 4ª e 6ª rodada do Brasileirão, respectivamente.
“Imagina a angústia de um camisa 9, quando não faz gol, não consegue marcar. Conto com a experiência dele (Gilberto) para que ele possa superar também, não se entregue, continue treinando. As oportunidades aparecem de uma hora para outra, e ele tem que estar pronto, assim como nós, como qualquer jogador”, ressaltou o técnico Zé Ricardo, após a derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o Fluminense.
De lá para cá foram 16 jogos - 10 como titular - em que Gilberto entrou em campo e não balançou a rede. Sob o comando de Zé Ricardo, o camisa 99 recebeu duas chances como titular.
Seca de gols de Gilberto na temporada 2023
17/05 - Grêmio 1 x 1 Cruzeiro - Arena do Grêmio, Copa do Brasil
22/05 - Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá - Arena do Jacaré, Brasileiro
27/05 - Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, Maracanã, Brasileiro
31/05 - Cruzeiro 0 x 1 Grêmio, Mineirão, Copa do Brasil
03/06 - Cruzeiro 0 x 1 Atlético, Parque do Sabiá, Brasileiro
10/06 - Bahia 2 x 2 Cruzeiro, Fonte Nova, Brasileiro
21/06 - Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza, Mineirão, Brasileiro
24/06 - Cruzeiro 1 x 0 São Paulo, Independência, Brasileiro
08/07 - Vasco 0 x 1 Cruzeiro, São Januário, Brasileiro
16/07 - Cruzeiro 0 x 0 Coritiba, Independência, Brasileiro
23/07 - Cruzeiro 0 x 1 Goiás, Independência, Brasileiro
06/08 - Cruzeiro 0 x 0 Botafogo, Mineirão, Brasileiro
14/08 - Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro, Allianz Parque, Brasileiro
19/08 - Cruzeiro 1 x 1 Corinthians, Mineirão, Brasileiro
14/09 - Santos 0 x 3 Cruzeiro, Vila Belmiro, Brasileiro
20/09 - Fluminense 1 x 0 Cruzeiro, Maracanã, Brasileiro