A comissão técnica da Seleção Brasileira pediu para que os três treinamentos antes do jogo contra a Venezuela em Cuiabá, marcado para 12 de outubro, pela 3ª rodada das Eliminatórias, ocorram na Arena Pantanal, estádio que receberá o confronto.
Isso obrigou o departamento de competições da CBF a antecipar a partida entre Cuiabá e Cruzeiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, que será na mesma arena. Inicialmente o encontro seria às 18h30 (de Brasília) de 8 de outubro, quatro dias antes do jogo da Seleção. Agora passou para 5 de outubro, às 19h30 (de Brasília).
Com isso o Governo do Mato Grosso, que administra o estádio, e a CBF ganham três dias para preparar a Arena Pantanal para receber os três treinamentos da Seleção, nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Há todo um protocolo da Conmebol, que opera a partida para a Fifa, de envelopamento do estádio, além da necessidade de descansar o gramado.
A opção por treinar no estádio da partida é de Fernando Diniz. Isso já foi feito antes da estreia do Brasil na Eliminatórias, e do técnico no cargo, em Belém. Os três trabalhos antes de vencer a Bolívia por 5 a 1 foram feitos no estádio Mangueirão, palco do jogo de 8 de setembro.
O governo mato-grossense e a Federação local colocaram à disposição da CBF e da Venezuela quatro locais para treinamento: os dois CTs do Cuiabá e os estádios Eurico Gaspar Dutra, o Dutinha, e Dito Souza, este em Várzea Grande, na região metropolitana da capital do Mato Grosso.
“Nova” Arena Pantanal
A Arena Pantanal passa por uma pequena reforma receber um jogo do Brasil novamente após mais de 21 anos. Em março de 2002, a Seleção comandada por Luiz Felipe Scolari venceu a Islândia por 6 a 1, em amistoso, no estádio José Fragelli, que foi demolido anos depois para a construção da Arena Pantanal, palco de jogos da Copa do Mundo de 2014.
Entre as melhorias no estádio está a limpeza da membrana da fachada. Já o gramado está com tratamento especial. Apesar de o Cuiabá manter o calendário na arena, outros eventos que ocorrem por lá, como partidas de torneios locais e treinamentos, estão suspensos desde 10 de setembro. Há preocupação com a grama porque o período é de baixa umidade em Cuiabá.
Também estão no cronograma a manutenção dos geradores, mais reparos na rede elétrica e hidráulica, nos vestiários e na iluminação da área externa do complexo.
Depois de encarar a Venezuela, a Seleção de Diniz viaja a Montevidéu, onde enfrenta o Uruguai no estádio Centenário, no dia 17 de outubro, a partir das 21h (de Brasília). O treinador convocará 23 jogadores para essas partidas no próximo sábado (23), às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio.