Revelado para o futebol como um menino da Vila Belmiro, o atacante Arthur Gomes, de 25 anos, enfrentará o Santos pela segunda vez na carreira. Peça importante no elenco do Cruzeiro, o camisa 19 deve ser titular no duelo com o Peixe, na quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), em Santos, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Arthur Gomes atuou nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20 do Santos antes de estrear no time principal em novembro de 2016, sob o comando de Dorival Júnior, em um duelo com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Na ocasião, o Peixe venceu por 2 a 1, pelo Brasileirão, e o ponta entrou na partida aos 38' do segundo tempo.
Empréstimos, afirmação e voo para Europa
No segundo ano como profissional, em 2017, Arthur começou a ganhar espaço definitivamente e fez três gols em 17 jogos. Já em 2018, ele se transformou em titular absoluto da equipe, com 37 partidas, quatro gols e duas assistências.
Apesar da boa temporada, o atacante foi emprestado à Chapecoense e esteve no elenco rebaixado para a Série B. Naquele ano, ele marcou quatro gols em 30 confrontos pelo Verdão do Oeste.
De volta à Vila Belmiro em 2020, Arthur Gomes fez sua última temporada antes de ser novamente emprestado; dessa vez, para o Atlético Goianiense. Pelo clube goiano, inclusive, atuou na vitória sobre o Santos, por 1 a 0, na casa do time paulista.
Com quatro gols e três assistências em 28 partidas, o jogador deixou o Dragão e foi negociado ao Estoril Praia, de Portugal, para atuar na temporada 2021/2022. Por lá, ele marcou três gols e cinco assistências em 33 jogos.
Após ter se destacado pelo modesto Estoril, Arthur Gomes foi contratado pelo Sporting, considerada a terceira força do futebol português. No clube, o atacante balançou as redes quatro vezes e anotou, ainda, três assistências.
Arthur Gomes virou peça importante no Cruzeiro
Em 15 de julho deste ano, o Cruzeiro anunciou Arthur Gomes para tentar melhorar os números ofensivos no Brasileirão. Em sua estreia, o atacante marcou dois gols no empate contra o Athletico-PR, por 3 a 3, em Curitiba, no dia 29 de julho.
Para contratá-lo, o Cruzeiro precisou desembolsar cerca de 3 milhões de euros (R$ 16,1 milhões, na cotação da época). O atleta assinou contrato com o clube celeste até dezembro de 2026.
Pelo time celeste, Arthur Gomes foi titular em todas as seis partidas que disputou, com dois gols marcados.
Santos e Cruzeiro travam ‘jogo de seis pontos’
Santos e Cruzeiro vão disputar, na Vila Belmiro, um “jogo de seis pontos”. Isso porque os comandados de Diego Aguirre abrem a zona de rebaixamento do Brasileirão, na 17ª posição, com 21 pontos. Já o Cruzeiro está na 12ª colocação, com 26 pontos.