Um dos nomes importantes do departamento de futebol do Cruzeiro, D’Alessandro conhece de perto o trabalho de Zé Ricardo, novo técnico do clube celeste. O profissional de 52 anos comandou o argentino no Internacional na reta final do Campeonato Brasileiro de 2019.
A passagem do treinador por Porto Alegre durou pouco mais de um mês. Foram 11 jogos à frente do Colorado, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.
Ao menos publicamente, a relação de Zé Ricardo com D’Alessandro era das melhores. Frequentemente, o técnico elogiava a postura do argentino, sobretudo fora de campo. A liderança de um dos grandes ídolos da história do clube gaúcho era vista como positiva pelo profissional.
Em uma vitória sobre o Fluminense conquistada após protestos da torcida colorada no Beira-Rio, o comandante falou sobre a importância do então jogador. De acordo como que foi noticiado pela imprensa gaúcha, o treinador chegou a modificar o esquema tático da equipe para favorecer o jogo do meia e evitar o desgaste físico do argentino.
“O papel do D’Alessandro vai muito além das quatro linhas. É um jogador que tem referência muito grande com a torcida. Até parabenizei ele no final. Teve uma atitude muito legal. Quando entrei em campo estava ouvindo algumas críticas, vaias, e ele estava buscando levantar a moral do time com a torcida”, disse o técnico em 2019.
Agora, os dois se reencontram no Cruzeiro. A boa gestão de vestiário foi uma das características buscadas pela diretoria celeste no mercado de treinadores após a saída de Pepa.