Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: veja como ficou organograma da SAF após mudanças em agosto

Sócio majoritário do clube, Ronaldo conta com o trabalho de vários diretores para o funcionamento da gestão empresarial

Ronaldo e Gabriel Lima assistiram ao duelo entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão

Gerido no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro passou por pequenas mudanças em seu organograma recentemente.

Neste mês de agosto, dois novos profissionais chegaram à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para ajudar na administração do Cruzeiro. São eles: Paulo Autuori, diretor técnico do clube, e Renato Lassmann El Kobbi, que atua em um processo de transição para ser o substituto de Lênin Franco na área comercial.

Veja organograma da SAF do Cruzeiro

Gabriel Lima - CEO

CEO da SAF do Cruzeiro, Gabriel Lima acumula a função no time mineiro e também no Real Valladolid, da Espanha. Ao lado de Ronaldo, sócio majoritário do clube, ele é responsável pelas tomadas de decisões da empresa, além do gerenciamento de recursos e operacionais do Cruzeiro.

Alexandre Cobra - Secretário-Geral

Secretário-geral, Alexandre Cobra trabalha na reestruturação da dívida da associação do Cruzeiro e de demais setores, como as áreas do Jurídico, Compliance, Governança, Relações Institucionais e de Projetos Especiais.

Enrico Ambrogini - Diretor de Operações

Diretor de operações do Cruzeiro, Enrico Ambrogini responde pela elaboração de estratégias nas áreas da Infraestrutura, Manutenção, Logística, Segurança, Compras e Operações de Estádio.

Renato Lassmann El Kobbi - Diretores Comerciais e de Marketing

Substituto de Lênin Franco, Renato Lassmann El Kobbi é o novo responsável pelo setor comercial e de marketing do Cruzeiro. Ele se encarrega pela captação de patrocínios e contratos de publicidade, além de tentar alavancar o programa de sócio-torcedor, emissão de ingressos, projetos digitais e de E-sports.

Paulo André - Diretor de Estratégias

Considerado o “homem de confiança” de Ronaldo, Paulo André é o responsável pela criação de estratégias no Cruzeiro e também no Valladolid. Anteriormente, o ex-zagueiro acumulava a função de diretor técnico, posto agora ocupado por Paulo Autuori.

Pedro Martins - Diretor de Futebol

Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins é o responsável pela montagem do elenco, indicação de contratações e pela análise de mercado junto ao departamento de scout e análise de desempenho.

Além disso, representa o clube em eventos federativos (Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol).

Paulo Autuori - Diretor Técnico

Novo diretor técnico do Cruzeiro, Paulo Autuori tem o trabalho de desenvolver e evoluir a metodologia de trabalho do clube. Sua responsabilidade também exige a produção de uma rotina para as categorias de base até o time principal, incluindo o futebol feminino.

Raphael Vianna - Diretor Financeiro

Diretor financeiro do Cruzeiro, Raphael Vianna contribui com a captação de recursos, recuperação financeira e reestruturação do clube. O profissional se responsabiliza pelas áreas financeira, de contabilidade, recursos humanos (RH) e tecnologia da informação (TI).

Victor Rios - Diretor de Comunicação

Diretor de comunicação, Victor Rios controla os posicionamentos institucionais do Cruzeiro, realiza um trabalho de contato direto com a imprensa e se responsabiliza pela produção de conteúdo e relações públicas.

SAF do Cruzeiro

Em 18 de dezembro de 2021, Ronaldo e Cruzeiro firmaram um contrato de intenção de compra da SAF, processo que se confirmou em 4 de abril.

O contrato assinado por Ronaldo e Cruzeiro obriga o atual gestor a investir R$ 400 milhões num espaço de cinco anos. As receitas podem ser aportadas do próprio bolso ou geradas pelo clube.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.