Pressionado na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visitará o Grêmio no domingo (27), às 19h (de Brasília), em Porto Alegre, pela 21ª rodada da competição. No primeiro turno, o Tricolor foi a primeira vítima da boa sequência emplacada pelo time celeste na tabela, o que permitiu uma “gordura” em relação às equipes da zona de rebaixamento.
Após a derrota para o Corinthians, na 1ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro conquistou quatro vitórias nos cinco duelos seguintes.
À época, o time de Pepa derrotou o Grêmio (1 a 0 na 2ª rodada), o RB Bragantino (3 a 0 na 3ª rodada), Santos (2 a 1 na 4ª rodada) e o América (4 a 0 na 6ª rodada). A exceção foi a derrota para o Fluminense (2 a 0 na 5ª rodada).
Cruzeiro perdeu ‘gordura’ e caiu de rendimento
Com 12 pontos após o fechamento da 6ª rodada, o Cruzeiro caiu de rendimento nas outras 14 já disputadas desde então. No período, a equipe somou apenas duas vitórias, além de sete empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 30,9%.
Sem vencer há seis jogos, o Cruzeiro - 12º colocado, com 25 pontos - perdeu a “gordura” para os times da zona da degola.
Na 15ª rodada, a diferença para os adversários do Z4 atingiu o pico de 10 pontos. Com o fechamento da 20ª rodada, o time celeste tem quatro de vantagem para o Santos, 17º colocado, com 21 pontos.
Cruzeiro desafia o 3º melhor mandante
Visitante indigesto, o Cruzeiro conquistou 13 pontos em nove jogos como visitante, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 48,15%.
Quinto colocado, com 33 pontos, o Grêmio mostra solidez enquanto mandante na disputa do Brasileirão. O time de Renato Gaúcho já somou 23 pontos em 10 jogos na Arena, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. O rendimento é de 76,67%.