O volante Lucas Silva foi oficialmente apresentado como reforço do Cruzeiro nesta segunda-feira (10). O meio-campista de 30 anos falou pela primeira vez nesta que será a terceira passagem do jogador pela Toca da Raposa II.
“Estou feliz e muito motivado também de vestir novamente o manto celeste. Igual foi nas outras passagens. Espero que seja mais uma passagem vitoriosa, de muitas vitórias e títulos também”, disse ao canal oficial do Cruzeiro no Youtube.
Lucas Silva estava no Grêmio desde 2020. Revelado pelo clube celeste, o meio-campista foi peça importante nos títulos brasileiros de 2013 e 2014. Na ocasião, quando foi comandado por Marcelo Oliveira, disputou 76 partidas e marcou três gols, além de ter sido campeão mineiro há nove anos.
“Viemos bons momentos e, agora, novamente, a torcida foi algo fundamental. Eles sempre nos incentivaram nos jogos, sempre lotou o Mineirão. Ver a torcida celeste novamente será motivo de muita alegria. Já me conhecem um pouco, mas ainda mais vontade, garra, determinação. Muito profissionalismo com esse manto celeste”, finalizou.
Negociado na temporada 2014/2015 com o Real Madrid por, aproximadamente, 14 milhões de euros (à época, R$ 40,6 milhões), Lucas Silva fez apenas nove jogos na Espanha. Sem espaço no clube merengue, foi emprestado ao Olympique de Marseille, da França, onde disputou 32 jogos.
Volta após passagem ‘apagada’ pela Europa
Já em 2017, sem muito brilho na Europa, o volante retornou ao Cruzeiro. Na capital mineira, onde ficou até 2019, conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018. No período, marcou dois gols em 98 partidas.
Ida de Lucas Silva para o Grêmio e retorno em 2023
Com o rebaixamento do Cruzeiro à Série B, em 2019, Lucas Silva se transferiu para o Grêmio. Entre 2020 e 2023, com a camisa tricolor, ele disputou 150 partidas e marcou cinco gols e quatro assistências.
No início deste ano, Lucas Silva começou como titular do Grêmio. Contudo, a partir do fim de abril, viu o uruguaio Felipe Carballo, contratado em dezembro de 2022, ganhar a posição.
Em 2023, Lucas Silva soma 11 partidas pelo clube gaúcho, sendo sete como titular. Além disso, saiu do banco de reservas em outras quatro oportunidades. Já nos últimos três jogos, foi relacionado, mas não chegou a ser utilizado por Renato Portaluppi.
Lucas Silva é a 22ª contratação do Cruzeiro na temporada
Oficializado pelo Cruzeiro, Lucas Silva é a 22ª contratação do Cruzeiro para a temporada. Relembre os reforços em 2023:
Goleiro: Anderson;
Laterais: Marlon, William e Igor Formiga;
Zagueiros: Luciano Castán, Reynaldo, Neris e Helibelton Palacios;
Volantes: Richard, Matheus Jussa, Fernando Henrique, Wallisson, Ramiro e Lucas Silva;
Meias: Nikão e Mateus Vital;
Atacantes: Gilberto, Henrique Dourado, Matheus Davó, Wesley, Rafael Bilu e Paulo Vitor.