Botafogo, Cruzeiro e Vasco assinaram um pré-contrato para a comercialização de placas publicitárias em jogos do Brasileirão, a partir de 2025. O acordo foi fechado nessa quinta-feira (7), quando eles, em conjunto com o Coritiba,
Clique e siga os novos canais de esporte da Itatiaia:
Os quatro clubes estão no centro das discussões entre Liga Forte Futebol (LFF) e Liga Brasileira (LIBRA) e esperam que outras equipes entrem no movimento para a unificação do futebol nacional.
Por meio de uma nota conjunta, os dois clubes cariocas e o Cruzeiro informaram sobre a existência de um pré-contrato com empresa Brax Sports Assets. Após a assinatura do contrato, o vínculo terá duração até o fim de 2029.
Novo bloco para criação de liga do futebol brasileiro
Na nota divulgada, os quatro clubes informam que formam agora um grupo unificado para firmar um contrato separado com o fundo de investimentos Serengeti e com a gestora de investimentos Life Capital Partners (LCP) - essas são as mesmas empresas que foram captadas para investir na (LFF).
O objetivo agora é convidar clubes que estão fechados com a LFF ou com a LIBRA para o movimento. “Convidamos todos os clubes a deixarem de lado as divergências históricas e trazerem suas melhores ideias para o centro conosco, em apoio aos princípios de evolução do futebol brasileiro”.
Nove ideias
Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Vasco listaram nove ideias para a nova liga. Veja abaixo.
A Governança da Liga será exclusivamente responsabilidade dos clubes, com representação de cada Clube no Conselho de Administração;
A liderança da Media Co será uma colaboração separada entre a Liga e o Parceiro Financeiro Estratégico;
Implementação do Fair Play Financeiro, com ajustes para suprir deficiências dos mecanismos amplamente testados na Europa;
Estabelecimento de padrões mínimos para instalações e superfícies de jogo, visando atingir a paridade com os mais altos padrões do futebol mundial;
Gestão direta de oficiais de jogo e árbitros, em colaboração com a CBF, incluindo padrões de educação e responsabilidade;
Rebaixamento e promoção de apenas três clubes por divisão, seguindo o padrão mundial e proporcionando maior estabilidade ao produto brasileiro no mercado;
Busca e desenvolvimento de tecnologias avançadas para posicionar o Brasil como líder mundial em qualidade da experiência televisiva e eficiência na distribuição global de conteúdo;
Criação de propriedades comerciais controladas pelos clubes, a serem exploradas individualmente por cada clube, seguindo o padrão europeu;
Venda de direitos comerciais e de mídia com valuation apropriado.
Veja a nota oficial
“Brasil, 6 de julho de 2023 - Acreditamos na unificação do futebol profissional brasileiro, reunindo todos os clubes da Série A e da Série Bem uma parceria comum para impulsionar o Brasil como líder global no futebol mundial. Em nossa perspectiva, um diálogo e entendimento aprimorados entre os clubes participantes podem abrir caminho para alcançar nossa visão de unificação e colaboração sustentável.