Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro reforça campanha contra arremesso de objetos no campo após episódios violentos em SP e no Rio

Clube intensifica campanha pela má fase da equipe no Campeonato Brasileiro e histórico recente como mandante

Não jogue objetos no gramado, pediu o Cruzeiro em placas de publicidade

A diretoria do Cruzeiro está preocupada com a possibilidade de punições e perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro por causa de objetos arremessados no gramado em jogos do clube.

Por isso, os dirigentes solicitaram que um recado fosse passado à torcida no Independência, palco do jogo contra o São Paulo, pela 12ª rodada do Nacional.

Nas placas publicitárias do estádio, um importante aviso dividia espaço com a marca dos patrocinadores do Cruzeiro: “Não arremesse objetos no gramado”.

No sistema de som do Independência o recado também foi dado, citando também a proibição de fogos de artifício e sinalizadores. No placar, o recado contra atos discriminatórios, como cânticos homofóbicos, por exemplo.

O clube intensifica a campanha após os episódios ocorridos em Santos e no Rio de Janeiro, em jogos na Vila Belmiro e São Januário, quando torcedores provocaram episódios lamentáveis nas praças esportivas.

Punições

No dia 2 de junho, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Cruzeiro em R$ 65 mil por causa de objetos lançados no gramado por torcedores nos jogos contra o Santos (4ª rodada), no Independência, e contra o Fluminense (5ª rodada), no Mineirão.

Em março, mas no Campeonato Mineiro, o clube também levou punição por conta de copos, pilhas e isqueiros arremessados no gramado no clássico contra o Atlético. Até uma bomba foi registrada na súmula da arbitragem.

Por isso, o Cruzeiro foi punido com um mando de campo e com o pagamento de multa no valor de R$ 20 mil.

Casos que deixam medo

Recentemente, episódios na Vila Belmiro e em São Januário, em jogos de Santos e Vasco, respectivamente, obrigam os clubes a serem mais firmes no que diz respeito ao comportamento do torcedor no estádio.

Com a derrota para o Goiás, torcedores do Vasco arremessaram bombas e danificaram a estrutura de São Januário. O episódio fez a Justiça interditar a casa do Cruzmaltino por 30 dias.

O Santos também ficará 30 dias sem jogar na Vila Belmiro por causa de incidentes após a derrota do Peixe para o Corinthians. Bombas foram arremessadas no gramado, em um episódio de total selvageria de torcedores no estádio.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.