Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Estudo revela patrocinador mais lembrado pela torcida do Cruzeiro

Antigo patrocinador master do Cruzeiro é tratado com ‘muito carinho’ pelo torcedor pela relação do empresário com o clube

Antigo patrocinador máster do Cruzeiro é bastante querido pelos torcedores

O Supermercados BH foi o patrocinador mais lembrado pelos torcedores do Cruzeiro, segundo o “Relatório Convocados”, produzido pelo economista César Grafietti, especialista em finanças do futebol.

Segundo o estudo, 59% dos cruzeirenses pesquisados citaram a rede supermercadista como patrocinadora do clube. A segunda marca associada à Raposa mais lembrada pelo cruzeirense foi a Adidas, fornecedora de material esportivo do Cruzeiro.

Supermercados BH

A lembrança em relação ao Supermercados BH é facilmente explicada pela proximidade do proprietário do estabelecimento, o empresário Pedro Lourenço, com todos os setores do clube, principalmente o departamento de futebol.

“Pedrinho BH”, como Pedro Lourenço é conhecido, fez vários aportes financeiros - inclusive para contratar atletas - nos últimos anos. O negócio mais recente feito pelo megaempresário foi o empréstimo de R$ 100 milhões à Sociedade Anônima do Futebol (SAF), comandada por Ronaldo Fenômeno.

Desse montante, R$ 30 milhões em perdão de dívidas do clube, e os outros R$ 70 milhões em novo aporte financeiro.

Esse empréstimo foi feito em forma de venda de debêntures para o empresário Pedro Lourenço. No dia 3 de março, a empresa Tara Sports, de propriedade do Fenômeno, captou recursos para serem utilizados na operação do clube.

Ronaldo sobre relação com Pedrinho BH

De acordo com Ronaldo, a operação é uma espécie de empréstimo. No futuro, o valor poderá ser convertido em ações da Sociedade Anônima do Futebol. A despeito disso, Pedrinho não terá ingerência no clube.

“Fizemos uma espécie de empréstimo que pode ser convertido em ações da minha empresa que tem 90% da SAF do Cruzeiro. Ele acredita na nossa gestão e não terá interferência nessa gestão, como alguns disseram. Estamos felizes de aproximar com ele, é um cara sensacional, para mim é uma grande notícia”, disse, em março, em transmissão ao vivo em seu canal na Twitch.

“Pedrinho é um cara extremamente importante na história do clube, ajudou muitas vezes, e foi praticamente o cara que escolhemos para ser nosso parceiro. Cruzeirense fanático, ama o clube de paixão, e vê também uma oportunidade de negocio”, completou o Fenômeno.

Supermercados BH e Cruzeiro

Pedro Lourenço patrocinou o Cruzeiro pela primeira vez em 2009, em um contrato pontual no uniforme durante a participação do clube na Copa Libertadores daquele ano. De patrocinador se tornou conselheiro da Raposa, após convite do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares.

Pedrinho já teve o seu nome cogitado para presidir o Cruzeiro como sucessor do próprio Gilvan, mas o empresário não aceitou o convite. Na ocasião, preferiu seguir no comando de sua rede de supermercados, afirmando que só deixaria o comando da operação quando o filho estivesse preparado para assumir o controle dos Supermercados BH.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.