O reencontro de Cruzeiro e Atlético na Série A após três anos acontece em um momento de equilíbrio das equipes.
O desempenho bem parecido dos arquirrivais, que se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, é comprovado com os números da tabela de classificação até a rodada de número oito.
Cruzeiro e Atlético na tabela
Mandante, o Cruzeiro é o sexto colocado com 13 pontos. O Atlético, visitante no fim de semana, tem 14, e está na quarta colocação.
Distantes apenas um ponto e duas posições na tabela de classificação, o desempenho da Raposa e Galo também é bem similar: 54,16% e 58,33%, respectivamente.
Melhores visitantes
As campanhas parecidas não terminam na pontuação e aproveitamento. As duas equipes são as melhores visitantes do Brasileiro.
O Cruzeiro leva vantagem nesse quesito pelos critérios de desempate para ser, até aqui, o visitante mais indigesto na competição.
O time de Pepa soma sete pontos em quatro jogos (12 pontos possíveis), mesma pontuação da equipe de Eduardo Coudet.
O que separa os dois rivais é o saldo de gols. O Cruzeiro tem seis gols pró (nove marcados e três sofridos fora de casa), enquanto o Atlético tem três (seis marcados e três sofridos).
Longe de Belo Horizonte, Cruzeiro e Atlético venceram dois adversários, empataram uma e perderam outra (cada um).
Melhores visitantes que mandantes
Se fora de casa o desempenho da dupla Cruzeiro e Atlético se destaca, dentro dos próprios domínios a situação é bem diferente.
O Atlético tem a 13ª campanha dentre os 20 clubes. O Cruzeiro é o 14º nesse quesito após oito rodadas. Mais uma vez, os dois lado a lado na classificação do campeonato.
O Atlético tem sete pontos (quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota). Já o Cruzeiro soma seis pontos (duas vitórias e duas derrotas).
Último encontro na Série A
A última vez que os rivais se encontraram na Primeira Divisão foi em 2019, ano em que o clube celeste acabou rebaixado.
Naquela ocasião, o duelo foi pela 32ª rodada da Série A. A Raposa era a 16ª colocada e a primeira equipe fora da zona de rebaixamento para a Série B de 2020.
Já o Atlético estava em 11º, longe de qualquer perigo de descenso.
A partida no Mineirão, em Belo Horizonte, também com mando celeste, terminou em 0 a 0. O jogo foi morno, com poucas chances claras de gol e baixa qualidade técnica.
O Cruzeiro era comandado pelo técnico Abel Braga, enquanto Vagner Mancini era o treinador atleticano. A equipe celeste acabou rebaixada naquela edição e retornou à elite em 2023, enquanto o Atlético foi o 13º desse Brasileirão.