Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro recebe o Grêmio por vaga nas quartas e para tirar grande rival da Copa do Brasil

No jogo de ida, Cruzeiro e Grêmio ficaram no empate em 1 a 1, em Porto Alegre; vitória simples garantirá vaga na próxima fase

Duelo entre Cruzeiro e Grêmio na Copa do Brasil já decidiu o campeonato

Maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos, o Cruzeiro vai em busca de mais uma classificação na competição. Nesta quarta-feira (31), o time celeste enfrenta o Grêmio, às 20h, na partida de volta das oitavas de final do mata-mata.

Como a partida de ida ficou 1 a 1, uma vitória simples garantirá a classificação ao vencedor do confronto, que tem história na Copa do Brasil.

Cruzeiro e Grêmio definiram o campeonato em 1993, com o título ficando para os mineiros. Na ida, 0 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Na volta, vitória por 1 a 0 para a Raposa,

As duas equipes voltaram a se enfrentar na Copa do Brasil em 2016, aí com triunfo gremista. Vitória da equipe do Rio Grande do Sul por 2 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre, e empate em 0 a 0, no Mineirão.

No ano seguinte, em 2017, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0 em Porto Alegre, e venceu por 1 a 0 em BH. Nos pênaltis, a Raposa passou e seguiu rumo ao pentacampeonato.

Duelos de Cruzeiro x Grêmio na Copa do Brasil

  • Grêmio 1x0 Cruzeiro - 16/08/2017 - (Arena Grêmio / Porto Alegre) - Copa do Brasil 2017

  • Cruzeiro 1x0 Grêmio - 23/08/2017 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 2017

  • Cruzeiro 0x2 Grêmio - 26/10/2016 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 2016

  • Grêmio 0x0 Cruzeiro - 02/11/2016 - (Arena Grêmio / Porto Alegre) - Copa do Brasil 2016

  • Grêmio 0x0 Cruzeiro - 30/05/1993 - (Olímpico / Porto Alegre) - Copa do Brasil 1993

  • Cruzeiro 2x1 Grêmio - 03/06/1993 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 1993

O Cruzeiro

O técnico Pepa tem dúvidas no meio-campo do Cruzeiro para a decisão com o Grêmio. A grande questão é se Mateus Vital volta ao time titular ou segue no banco de reservas, já que se recuperou há poucos dias de uma lesão muscular. O meio-campista jogou alguns minutos contra o Flamengo, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Se Vital começar jogando, Wallisson, que foi bem contra o Fla, pode voltar para o banco de reservas. No entanto, existe a chance da dupla jogar junta. Assim, Neto Moura ou Machado teriam que ficar fora do 11 inicial.

É justamente no meio de campo que Pepa sofreu as mais importantes baixas nos últimos dias: com o afastamento de Richard, envolvido na investigação sobre apostas esportivas, e Ramiro, que machucou o joelho direito e está fora da temporada.

O Grêmio

O Grêmio divulgou a lista de relacionados para enfrentar o Cruzeiro. O Tricolor relacionou 23 atletas na delegação.

Os principais reforços no grupo são os atletas que foram preservados na última rodada do Brasileirão, na vitória de 2 a 1 em cima do Athletico, em Curitiba, no sábado (27). São eles, Suárez, Bitello e Carballo, que sequer viajaram até o Paraná. Kannemann, que estava suspenso no final de semana no Brasileiro, também retorna ao time.

Cristaldo e Gabriel Grando, que ficaram no banco de reservas na Arena da Baixada também retornam ao grupo. Contra o Furacão, Renato deu nova oportunidade a Adriel no gol. Porém, Grando voltará à titularidade contra o Cruzeiro nesta quarta (31), conforme bancou o próprio técnico Renato Portaluppi.

O lateral Fábio, que precisou ser substituído contra o Athletico, no último sábado (27), após sentir o tornozelo, está recuperado do problema e também foi relacionado. O jogador deve seguir na titularidade normalmente.

CRUZEIRO X GRÊMIO

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Mateus Vital (Wallisson); Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa.

Grêmio

Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; Fabio, Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo e Reinaldo; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 31 de maio de 2023, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ).
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP).

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.