O Cruzeiro quase conseguiu a vitória, mas o Grêmio tinha Suárez para salvá-lo. Na noite desta quarta-feira (17), mineiros e gaúchos ficaram no 1 a 1, na Arena, em Porto Alegre, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols do jogo foram marcados por Bruno Rodrigues e pelo camisa 9 uruguaio.
Os dois gols do confronto foram muito bonitos, originados de “lances plásticos”, com chutes certeiros no ângulo, o que abrilhantou ainda mais o espetáculo.
Gramado queimado
A grama do vizinho é mais verde? Se olharmos para o tapete da Arena do Grêmio, nem tanto. A grama também mostrava falhas importantes, com aquele aspecto amarelado em várias partes do campo.
Reis de Copas frente a frente
Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões da Copa do Brasil. Em campo, 11 títulos reforçavam o peso do confronto, que colocou frente a frente os “Reis de Copas”.
Com a cabeça no Gre-Nal?
Apesar de ser um jogo importante contra o Cruzeiro, o torcedor do Grêmio não compareceu em peso à Arena, em Porto Alegre. O horário da partida, que começou 19h30, e o fato de o Gre-Nal estar marcado para este domingo, às 18h30 (de Brasília), na casa gremista, podem ter afastado o torcedor local do estádio.
Cruzeiro poderia ter goleado no 1º tempo
O Cruzeiro fez um primeiro tempo melhor que o Grêmio e poderia até ter ampliado mais o placar nos 45 minutos iniciais. O placar parcial de 1 a 0 para os mineiros ficou até barato em relação ao “caminhão de chances” que o time de Pepa teve, mas desperdiçou.
Foram 13 finalizações do Cruzeiro na etapa inicial com cinco chutes acertando o gol, contra 7 arremates gremistas (3 apenas no gol).
Bruno Rodrigues, autor do primeiro gol, perdeu uma oportunidade claríssima no fim do 1º tempo. Ramiro, Wallisson e Wesley foram outros que perderam grandes chances.
Grêmio empata com um golaço
O segundo tempo foi mais brigado, com as equipes entrando firme em divididas na tentativa de ficar com a bola. A segunda etapa não foi como a primeira, com tanta discrepância de um time para o outro no quesito chances, mas o Cruzeiro seguiu agredindo mais o Grêmio.
Só que no futebol é aquela coisa: quem não faz, leva. De tantas chances desperdiçadas pelo Cruzeiro na primeira etapa, o Grêmio aproveitou. Em um lance de craque, Suárez chutou de trivela para empatar o confronto no segundo tempo, para a alegria dos gremistas, que cantaram forte: 1 a 1.
A partida ganhou ares de tensão nos minutos finais, com chances lá e cá. O Grêmio buscou bastante o ataque, dando espaço para o Cruzeiro, que também chegou com perigo na frente. Só que terminou mesmo empatado.
Cronologia do jogo
Aos oito minutos do primeiro tempo, Bruno Rodrigues calou a Arena do Grêmio com um golaço. O camisa 9 recebeu passe de William, dominou, levou a bola para o pé direito e chutou da entrada da área. A bola acertou o ângulo superior esquerdo do goleiro Gabriel Grando: 0 a 1.
Aos 33 minutos do segundo tempo, Luis Suárez pegou a bola na entrada da área e, de trivela, mandou a bola no ângulo de Rafael Cabral: 1 a 1.
Grêmio 1 x 1 Cruzeiro
Grêmio
Gabriel Grando; Fábio (Nathan, 30min 2ºT), Bruno Alves, Walter Kannemann e Reinaldo; Mathías Villasanti, Pepê (Felipe Carballo, 13min 1ºT), Bitello, Franco Cristaldo (Everton Galdino, 29min 2ºT) e Vina (Zinho, 13min 2ºT); Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castan, Lucas Oliveira e Marlon; Ramiro (Matheus Jussa, 45min 2ºT), Neto Moura (Nikão, 45min 2ºT) e Wallisson (Filipe Machado, 22min 2ºT); Wesley Ribeiro (Stênio, 39min 2ºT), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado, 22min 2ºT). Técnico: Pepa
Gols: Bruno Rodrigues (8min 1ºT), do Cruzeiro; Luis Suárez (34min 2ºT), do Grêmio
Cartões amarelos: Fábio (3min 2ºT), Walter Kannemann (10min 2ºT) e Reinaldo (13min 2ºT), do Grêmio; Ramiro (8min 2ºT), Wesley Ribeiro (13min 2ºT) e Henrique Dourado (36min 2ºT), do Cruzeiro
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 17 de maio de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público presente: 29.665 torcedores (2.143 não pagantes, 27.522 pagantes)
Renda: R$ 1.584.033,00
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)