Bem coletivamente, o Cruzeiro tem também chamado atenção em suas últimas apresentações pelo crescimento individual de muitos atletas. Um dos nomes em ascensão é o meia Mateus Vital, de 25 anos. Intenso e muito participativo nas ações ofensivas, o atleta parece ter caído no gosto do técnico Pepa.
Na visão do treinador português, a evolução de Vital pode ter relação com sua atuação mais centralizada, municiando os pontas e o centroavante Gilberto.
Em outros clubes, Vital vinha sendo mais aproveitado pelas beiradas do campo. “O Vital jogou muito tempo, num passado recente, como ponta. Ele está pisando em terrenos diferentes agora. O rendimento dele tem sido muito bom, mas todos falamos muito com ele que ainda pode ainda dar mais, porque ele tem qualidade para isso”, analisou Pepa.
Vital tem 11 jogos, um gol e uma assistência pelo Cruzeiro. Na vitória sobre o Santos, por 2 a 1, no sábado (6), ele participou ativamente dos dois gols.
Pepa acha que este pode ser apenas o começo de uma grande trajetória do meia-atacante com a camisa do Cruzeiro: “O Vital agora está se adaptando ao correr central, a pisar zonas de campos diferentes, mas o rendimento dele tem sido muito bom e tem tudo para melhorar”.
Logo após o triunfo sobre o Peixe, no Independência, Vital elogiou a forma como tem sido aproveitado por Pepa no Cruzeiro.
“Acho que, no Cruzeiro, recebi mais liberdade. De todo o tempo no profissional, nunca tinha jogado com tanta liberdade no meio-campo, que era onde sempre me senti à vontade, foi onde joguei na base. E o Pepa, desde que chegou, tem me usado dessa forma, me dando liberdade e confiança para desempenhar meu melhor papel e demonstrar meu talento”, afirmou.
Mateus Vidal tem contrato no Cruzeiro até dezembro de 2025. Cria do Vasco, o meia atuou profissionalmente pelo Cruz-Maltino, pelo Corinthians e também pelo Panathinaikos, da Grécia.