O atacante Henrique Dourado foi apresentado oficialmente pelo Cruzeiro, mas foi retirado às pressas da lista de relacionados da partida contra o Grêmio, na estreia da Raposa no Campeonato Brasileiro, por ter recebido um ofício da Associação Chinesa de Futebol,
Mas, quando o jogador poderá estrear pelo Cruzeiro? A diretoria celeste aguarda parecer da Fifa sobre a condição atual de Henrique Dourado, mas a Itatiaia ouviu a opinião de um especialista, que analisou o caso.
“Vejo o Cruzeiro agindo com excesso de zelo, excesso de cuidado para não correr risco de perder pontos e jogar fora uma temporada. Cada associação ou federação nacional, ou continental, tem competência e atribuição legal para fazer julgamentos e punições referente às competições que ela realiza. Logo, à Associação Chinesa, a competência e atribuição legal dela, é para punir atletas em suas competições”, comentou o advogado desportivo Gustavo Lopes.
Na visão do especialista, se Dourado foi punido em jogo do Campeonato Chinês, deveria cumprir punição em jogos do campeonato da China.
“Caso semelhante ao do Pavón (jogador do Atlético), que foi punido na Libertadores pela Conmebol (quando jogava pelo Boca Juniors), e ele ficou proibido de disputar partidas organizadas pela Conmebol. Atual nas partidas do Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro, regularmente”, citou.
No mundo asiático, quando defendia o Henan Songshan, Henrique Dourado foi expulso e punido com um ano de suspensão após empurrar o árbitro Ning Ma pelas costas. O caso, que aconteceu em um duelo contra o Wuhan Yangtze Rive, resultou na maior sanção já aplicada na história do futebol chinês.
“Entendo que o Henrique Dourado tem sim condição de jogo. Se ele está no BID, ele tem perfeita condição de jogo. A não ser que venha uma decisão da Fifa, estendendo essa punição para outros setores. O que dificilmente acontecerá, porque se a gente analisar o código disciplinar da Fifa, ela não é competente também para aplicar esse tipo de punição em razão de um ato de violência ocorrido numa competição nacional”, finalizou.