Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

CPI da Minas Arena: ALMG pede investigação de ameaças a deputados

Assembleia comunica que acionou forças de segurança para garantir identificação dos torcedores do Cruzeiro que ameaçaram parlamentares

Torcedores do Cruzeiro ameaçaram parlamentares exigindo a instauração da CPI da Minas Arena

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (31), que acionou as forças de segurança do Estado para garantir a identificação dos torcedores do Cruzeiro que ameaçaram deputados exigindo assinaturas pela instauração da CPI da Minas Arena, que quer investigar contratos celebrados entre a empresa e o Governo do Estado para a administração do Mineirão.

“Diante de relatos referentes às graves ameaças sofridas por deputados estaduais, no exercício de suas atribuições, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais acionou as forças de segurança do Estado com o objetivo de garantir rigorosa apuração dos fatos e a identificação dos criminosos”, afirma a nota.

“A ALMG reafirma a defesa irrestrita do pleno exercício das funções de todos os integrantes do Poder Legislativo e manifesta o mais profundo repúdio a essas ameaças e tentativas de intimidação. Ataques velados e covardes jamais serão tolerados por esta Casa”, conclui o documento.

Parlamentares denunciaram, nas redes sociais, estarem recebendo mensagens de ódio e até mesmo ameaças de morte com a exigência de que assinassem a favor da instauração da CPI da Minas Arena.

“Se não assinar essa p**, a gente vai matar você seu filho da P***. Abre o olho, comédia”, escreveu um perfil em mensagem direcionada e um dos parlamentares. Outro internauta seguiu com as ameaças, perguntando se o deputado “ficaria de palhaçada”. “As consequências ‘é você’ que escolhe”, finalizou.

Até a tarde desta sexta-feira (31), 25 assinaturas tinham sido colhidas a favor da instalação da CPI. Segundo a legislação, ao menos 26 assinaturas são necessárias – o que corresponde a um terço do número total de parlamentares na Casa.

O que é a CPI da Minas Arena?

Parlamentares mineiros pedem a reabertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato entre a empresa que administra o Mineirão e o Governo de Minas Gerais. Eles ainda pedem a criação de uma comissão para, “no prazo de 120 dias, apurar eventual dano ao erário pelo estipulado e pela execução do contrato de parceria público-privada (PPP) firmado entre o Estado e a empresa Minas Arena”.

Um dos pontos citados diz respeito, ainda, à cláusula do contrato que “traz elevadas contraprestações para o Estado e lucro constante para a parceira, independente da busca por soluções alternativas para gerar renda”.

A análise do contrato entre Minas Arena e Governo de Minas foi pedida por deputados em três oportunidades nos últimos anos. Em 2015 e 2017, houve tentativas de instalação da CPI, mas sem sucesso por falta de assinaturas. Em 2019, a comissão chegou a ser aberta, mas não progrediu por falta de acordo com o executivo estadual.

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)