Em nota publicada nas redes sociais, organizadas do Cruzeiro afirmaram que o clube celeste admitiu, nesta sexta-feira (24), em encontro na Toca I, o erro no lançamento de uma nova identidade de Raposão e Raposinho. As novas caras dos mascotes foram lançadas nessa quinta (23).
“A gestão reconheceu o erro na alteração e mudança do nosso mascote. Assumiram também a responsabilidade e afirmaram que será realizada a criação de uma carta pedindo desculpas para os torcedores pela maneira como fomos desrespeitados e ironizados”, escreveram as organizadas.
Participaram do encontro membros da Máfia Azul, Pavilhão Independente, Fanáti-Cruz, China Azul, Geral Celeste, Comando Rasta, Mancha Azul, Jovem do Cruzeiro e Cachazeiros. O diretor de operações do clube, Enrico Ambrogini, representou o clube celeste.
Apesar da nota divulgada pelas organizadas (leia na íntegra ao fim da reportagem), o Cruzeiro não confirmou o cancelamento do projeto do novo Raposão. A reportagem será atualizada caso o clube se manifeste oficialmente.
O novo Raposão
Muito criticada, a nova identidade do Raposão se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nessa quinta. De acordo com o site Trends24, que analisa os termos mais comentados na rede social, o nome do mascote do Cruzeiro ficou no Top 10 mundial.
As críticas aconteceram pela mudança radical na identidade dos mascotes - fisionomia e cores, principalmente. Outra reclamação foi sobre a condução do processo, uma vez que o torcedor celeste não foi ouvido sobre as alterações.
Nota das organizadas
Neste dia 24 de março de 2023, às 14h00, na Toca da Raposa I, foi realizada a reunião entre o Cruzeiro Esporte Clube e um representante de cada torcida organizada do clube.
As organizadas representadas: Máfia Azul, Pavilhão Independente, Fanáti-Cruz, China Azul, Geral Celeste, Comando Rasta, Mancha Azul, Jovem do Cruzeiro e Cachazeiros buscam ser porta-voz de mais de 8 milhões de cruzeirenses. O torcedor precisa entender como apoiar o clube, mas precisa de significados e respostas para muitas das ações feitas por Ronaldo, sua equipe e seu marketing.
Em 2022, quando precisou da ajuda do torcedor, Ronaldo sempre destacou o apoio incondicional e todo o esforço feito pelos torcedores.
Como toda relação é uma via de mão-dupla, hoje fomos ouvidos pelo Enrico Ambrogini (diretor de operações do clube) e tivemos uma conversa bastante acertiva.
A gestão reconheceu o erro na alteração e mudança do nosso mascote. Assumiram também a responsabilidade e afirmaram que será realizada a criação de uma carta pedindo desculpas para os torcedores pela maneira como fomos desrespeitados e ironizados.
Enrico reforçou também que em momento algum haverá mudança na logomarca oficial do clube.
Em nossa conversa, cobramos principalmente o planejamento de futebol e uma melhoria do time. Fomos informados que de início, o elenco montado será o principal para os primeiros jogos do time e que mediante abertura da segunda janela de transferências e desempenho do time, haverá contratação.
Estamos aqui para apoiar e também para cobrar.
Pedimos aos torcedores calma e apoio. O que estiver em nosso alcance será feito, pensando e visando o bem do clube.