O lateral-esquerdo Rafinha, atualmente no São Paulo, mas que teve muito destaque no Bayern de Munique (ALE) e Flamengo, quase vestiu a camisa do Cruzeiro. Segundo o próprio jogador, por muito pouco ele não defendeu a Raposa, em 2017.
“O Cruzeiro, também, em 2017. Com o Cruzeiro eu tive muito próximo de ir para o Cruzeiro. Toda janela, sempre o pessoal falava. Eu conversei com o Alexandre Mattos, no Palmeiras, com o Itair, no Cruzeiro, depois ele teve alguns problemas aí (com a Justiça, por desvios financeiros no Cruzeiro. Conversava para ver qual era com bastante gente. Eu tinha vontade de jogar no Brasil de novo. Eu tinha jogado só um ano no Coritiba, tinha vontade de fazer carreira no Brasil, ficar perto dos meus familiares”, disse o jogador, em entrevista ao Flow Podcast.
Perguntado se no Brasil apenas o Flamengo havia o procurado, Rafinha também revelou uma busca do Atlético.
“Não, do Brasil uma galera me procurou. Em 2013 teve uma situação bem próxima com o Corinthians. Em 2019 tive conversas com o Palmeiras e com o Atlético”, comentou.
Carreira
Rafinha despontou no futebol brasileiro com a camisa do Coritiba, onde jogou entre 2003 e 2005. O lateral saiu do Brasil para o Schalke 04 (ALE), onde ficou até 2010.
Ele passou também, mesmo que de forma rápida, pela Itália, entre 2010 e 2011, antes de retornar à Alemanha, mas para vestir a camisa gigante do Bayern de Munique (ALE), onde ficou entre 2011 a 2019.
Ao sair do Bayern, veio ao Flamengo, onde ficou até 2020. Passou ainda pelo futebol grego, no Olympiacos, e retornou novamente ao Brasil para jogar pelo Grêmio, em 2021.
Neste ano, Rafinha acertou com o São Paulo.