Após mais de 30 dias, o Cruzeiro, enfim, estreará oficialmente na temporada 2023. No ano de retorno do clube à Série A — após um hiato de três anos na Segunda Divisão —, a Raposa enfrenta o Patrocinense, na noite deste sábado, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocinio, pela primeira rodada do Grupo C, do Campeonato Mineiro.
O jogo, tão esperado pelo torcedor celeste, que segue ávido por uma partida do clube desde novembro do ano passado — data da última partida, ainda pela Série B —, é a primeira oportunidade para ver os reforços que já estão prontos para jogar.
Dos 14 reforços anunciados para a temporada, dez foram relacionados para o primeiro jogo da temporada: o lateral-direito Igor Formiga, os zagueiros Neris e Reynaldo; os meia-atacantes Matheus Vital e Nikão; os volantes Ramiro e Wallisson; além dos atacantes Matheus Davó, Rafael Bilu e Wesley.
O lateral Willian, o volante Fernando Henrique e o goleiro Anderson estão indisponíveis para o jogo desta terça-feira, cada um por motivo específico.
Anderson fraturou ossos da costela em treino na Toca II, e por isso, está fora. Fernando Henrique sofreu lesão no menisco de um dos joelhos e, lesionado, é outro que está indisponível.
Já Willian, segue um cronograma de trabalhos intensos para ficar 100%. O jogador retorna de graves lesões no joelho. Portanto, necessita de cuidados especiais.
Preparação
O técnico Paulo Pezzolano cumpriu uma agenda de treinos intensos desde o dia 14 de dezembro, quando o Cruzeiro se reapresentou após as férias. A última etapa dos trabalhos antes do início da temporada foi finalizado nessa sexta, na Toca II, pela manhã. A delegação viajou à tarde para Patrocínio, em “voo terrestre”, de ônibus.
A grande expectativa está pela primeira escalação da equipe em 2023. Como de costume, Pezzolano não antecipou o time que entrará em campo logo mais. Porém, são aguardadas estreias importantes dos novos contratados.
E o treinador já deixou claro que o elenco não está fechado para o primeiro semestre.
“O treinador nunca está satisfeito, vai sempre querer mais jogadores. Sem dúvida, vão chegar outros jogadores, de diferentes posições. Sabemos o que significa o Cruzeiro, temos que ganhar todos os jogos e campeonatos, mas o estadual também é para reavaliar jogadores, saber como se adaptam ao esquema de jogo. O mais importante é chegar forte para o Brasileirão, que é o mais importante para nós”, disse, em coletiva na última quinta-feira.
Patrocinense x Cruzeiro
Data e horário: 21 de janeiro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocinio, MG
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Marcyano da Silva Vicente
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
PATROCINENSE: Adilson; Emerson, Alan, Léo Alves e Rafael Furlan; Sabino, Lucas Hulk e Daniel Costa; Gleisinho, Cristiano e Léo Santos. Técnico: Thiago Oliveira.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Wesley Gasolina (Igor Formiga), Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Marquinhos Cipriano; Neto Moura, Wallisson (Ramiro) e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Wesley e Matheus Davó (Nikão). Técnico: Paulo Pezzolano.