O volante Fernando Henrique, de 21 anos, se despediu do Grêmio, clube que está desde 2018. O jogador, que foi pouco utilizado na equipe gaúcha no ano passado, está prestes a ser anunciado pelo Cruzeiro como reforço para temporada 2023 e já treina com os novos companheiros na pré-temporada que é realizada na Toca da Raposa 2.
Fernando Henrique, em post no Instagram, lembra dos quase seis anos desde a chegada ao Tricolor Gaúcho. “Hoje chegou o fim do meu vínculo com esse Gigante! Onde eu tive a oportunidade de crescer como pessoa, de aprender muitas coisas e amadurecer, principalmente. Muito obrigado Grêmio por tudo que vivi durante esses anos”, diz o volante.
Negociação com o Cruzeiro
Fernando Henrique quase foi contratado pelo Cruzeiro no ano passado, mas o antigo presidente Romildo Bolzan Júnior desistiu do negócio, quando o atleta já estava em Belo Horizonte para realizar exames médicos e assinar contrato.
Com contrato até 2024, o jogador recebeu de novo uma proposta do Cruzeiro e o Grêmio aceitou liberar o jogador com a condição de ficar com percentual dos direitos econômicos do atleta numa venda futura.
Carreira de Fernando Henrique
Em janeiro de 2021, Fernando Henrique recebeu uma proposta do Al Ain, dos Emirados Árabes. O Grêmio fez uma contraproposta, mas o time não aceitou pagar o que o Tricolor pediu. Segundo informações da época, a oferta emiradense foi considerada baixa, mas os valores não foram divulgados.
Também no ano passado, o Grupo City, que controla vários clubes pelo mundo, sendo o principal o Manchester City, chegou a fazer uma consulta pelo jogador. No entanto, o interesse não foi adiante.
O retorno do Lucas Leiva ao Grêmio aumentou ainda mais a concorrência no meio-campo, o que fez o Grêmio aceitar a liberação do jogador. Fernando Henrique brigava por uma vaga no time titular com Villasanti, Lucas Silva, Thiago Santos e Mateus Sarará.
Revelado pelo ABC, Fernando Henrique chegou ao Grêmio em 2017. Visto no Sul como uma das promessas da base do clube gaúcho, o volante disputou apenas seis jogos nesta temporada. Na Série B no ano passado pelo time gaúcho, o jogador foi aproveitado em somente no empate com o Criciúma, quando ficou em campo durante 11 minutos.