Os bastidores do Cruzeiro seguem agitados pelas movimentações no mercado da bola. Mas, não só isso altera o trabalho diário no clube. Nesta terça-feira, o gerente de futebol celeste anunciou saída da Raposa.
Luiz Kriwat, que ocupava o cargo desde o começo do ano, revelou o próprio desligamento do Cruzeiro. Ele atuava no departamento de futebol auxiliando na gestão do futebol profissional e na transição da última diretoria para a atual.
“Foram 2 anos na Base com um desafio claro: sobreviver. A crise financeira impunha situações das mais complicadas que iam desde tomadas de decisão à falta de energia elétrica. Gerenciar é escolher, mas gerenciar sem escolhas exige muito de cada um dos lideres. Após 2 anos, a base sobreviveu e com muito orgulho hoje digo que construi relações sólidas com pessoas competentes e que trabalharam e trabalham com muito afinco pelo Clube”, diz parte da carta de despedida do profissional.
Kriwat foi convidado a trabalhar no Cruzeiro em 2020, quando chegou para ser gerente de futebol de base. Ricardo Drubscky, então o chefe do departamento no profissional, confiou a missão ao antigo conhecido. A dupla já havia trabalhado junto no América, de onde Luiz Kriwat chegou à Raposa.
“Encerramento de ciclo é sempre momento de reflexão. Vivemos em 2022 uma temporada de inúmeros desafios. Além do que já nos impunha a Série B pelo terceiro ano consecutivo, havia o universo não desbravado das SAFs no Brasil. E é fazendo essa reflexão que entendi que meu caminho é me desligar do Clube. Foram 3 anos em um dos maiores Clubes do Brasil. Experiência incrível com todas as nuances do que quer dizer trabalhar num Clube com quase 9 milhões de torcedores”, citou em outro trecho de sua carta.
Luiz Kriwat deixa o Cruzeiro após três anos, mas tem uma caminhada anterior no futebol. Trabalhou no América entre 2012 e 2019, participando, inclusive, de uma campanha de acesso do Alviverde, com o título da Série B, em 2017.
O profissional é formado em gestão de futebol pela CBF Academy.