O Cruzeiro usou suas redes sociais nesta sexta-feira (16) para mostrar apoio ao atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid (ESP), vítima de uma fala racista em programa de TV, na Espanha.
“Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance, Vini Jr”, publicou o Cruzeiro no Twitter.
Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance,
@vinijr !#BailaViniJr #RisqueORacismo — Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro)
September 16, 2022
Nesta semana, um trecho do programa “El Chiringuito de Jugones”, atração que debate futebol na emissora espanhola Mega, viralizou na internet com a fala do Presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo. Ele criticou o jeito que Vini Jr comemora seus gols com o termo espanhol “hacer el mono”, que em tradução para o português é “fazer macaquice”.
“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil (...) Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaquice”, disse Pedro Bravo.
As imagens geraram uma enorme repercussão mundo afora, principalmente no Brasil, onde clubes e atletas mostraram forte apoio ao jovem atacante do Real Madrid (ESP).
Também pelas redes sociais a entidade que comanda o futebol no Brasil se manifestou em defesa do atacante.
“Vai ter dança, drible, mas, acima de tudo, respeito. Na noite desta quinta-feira (15), nosso atleta Vini Jr foi alvo de declarações racistas. A CBF se solidariza e reforça:
Vai ter dança, drible, mas, acima de tudo, respeito. Na noite desta quinta-feira (15), nosso atleta
@vinijr foi alvo de declarações racistas. A CBF se solidariza e reforça:#BailaViniJr .pic.twitter.com/Ri3EHqCkl5 — CBF Futebol (@CBF_Futebol)
September 16, 2022
Nesta tarde, Vini Jr. respondeu ao tweet do Cruzeiro.