Vencendo o Guarani neste sábado (9), às 11h, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Cruzeiro alcançará na 17ª rodada do turno da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 a somatória da pontuação da primeira metade das duas últimas edições da competição que também foram disputadas pelo clube.
Em 2020, foram 20 pontos nas primeiras 19 rodadas. Em 2021, a Raposa somou 21 na metade inicial da Segunda Divisão nacional. As duas campanhas somadas dão 41 pontos, marca que o time de Paulo Pezzolano alcança se bater o Bugre em seu estádio na manhã deste sábado.
Na edição de 2020, os 20 pontos nas 19 primeiras rodadas são a pontuação de tabela, já que o clube celeste iniciou a competição com seis pontos a menos por causa de punição imposta pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).
Superar os 40 pontos
Uma vitória sobre o Guarani significa outro feito, pois o Cruzeiro chegará aos 41 pontos na liderança isolada da Série B. Numa comparação com as campanhas anteriores da Raposa na competição, em 2020 e 2021, fica ainda mais evidente a façanha que Paulo Pezzolano e seus comandados têm alcançado nesta temporada.
Em 2020, primeiro ano cruzeirense na Segunda Divisão nacional, a marca dos 40 pontos só foi superada na 32ª rodada, com um empate sem gols diante do Cuiabá, em 29 de dezembro, no Estádio Independência.
No ano passado, a situação foi ainda mais dramática. Apenas na 34ª rodada a Raposa superou as quatro dezenas de pontos vencendo o Londrina por 1 a 0, gol de Thiago, no Estádio do Café, em 5 de novembro de 2021.
Cada vez mais os números evidenciam não só o grande trabalho do treinador cruzeirense, mas principalmente a proximidade da Série A para o clube.