O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, por maioria, o lateral Willian Formiga, do
“Expulsei diretamente com cartão vermelho o atleta de número 13 sr. Willian Prado Camargo, da equipe Clube de Regatas Brasil, por desferir e atingir uma cotovelada no rosto do seu adversário de número 6, Gustavo Henrique Furtado Scarpa, fora da disputa da bola”, diz a súmula da partida, assinada pelo árbitro Raphael Claus (Fifa-SP).
O lateral do CRB foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”.
A pena prevista é de “suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código”.
Confira o voto da relatora
A relatora do processo, auditora Carolina Ramos entendeu pela prática de infração disciplinar do atleta. “No meu entendimento a imagem por não ter sido muito esclarecedor. No dia que assisti o jogo o que verifiquei do lance foi que o atleta dá uma cotovelada e depois cospe. No meu entendimento aconteceu a prática da agressão física e ele teve o dolo. Por conta disso, vou condená-lo a uma suspensão de quatro partidas no artigo 254-A”, disse.
Os dois clubes também foram punidos por atraso na partida, com base no artigo 206 do CBJD. O CRB terá de pagar R$ 3,2 mil; o Atlético, R$ 4 mil.
Copa do Brasil
O CRB acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético, após empatar o jogo de ida em 2 a 2 e perder o de volta por 3 a 0. O Galo, inclusive, está nas semifinais da competição e enfrenta o Vasco. No jogo de ida, na Arena MRV, bateu o Cruzmaltino por 2 a 1. O duelo de volta será no dia 19 de outubro, um sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário.