Ouvindo...

Torcedor é condenado por ato racista contra jornalista em jogo no Couto Pereira

Sob a lei Vini Jr., homem inicia regime semiaberto após punição no TJPR

Couto Pereira, estádio do Coritiba

Um torcedor do Coritiba foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) por injúria racial contra o fotógrafo Franklin de Freitas, do jornal Bem Paraná. O crime ocorreu durante o duelo do Coxa contra o Brusque em abril do ano passado pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o torcedor dirigiu ao jornalista palavras racistas. Por conta disso, foi definido que o homem receberia uma pena de três anos e 28 dias de prisão, começando em regime semiaberto.

Além disso, terá que pagar uma multa de quase R$ 7 mil mais os custos pelo processo, junto de R$ 2 mil de indenização ao profissional por danos morais.

Pela primeira vez desde a criação da Lei Vini Jr., que endurece as punições para crimes de racismo, sobretudo no esporte, a Justiça brasileira proferiu uma condenação.

Mesmo com a decisão, o torcedor seguirá em liberdade durante o processo de recurso, já que respondeu ao processo e não há fundamentos para a prisão preventiva, segundo a condenação.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.