Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians reage à morte de ídolo aos 87 anos: ‘Luto no esporte brasileiro’

Clube divulgou comunicado nas redes sociais nesta terça-feira (18)

Wlamir Marques durante evento no Corinthians

O Corinthians publicou, na tarde desta terça-feira (18), um comunicado lamentando a morte de Wlamir Marques. O ex-jogador de basquete, que morreu aos 87 anos em São Paulo, teve no Timão o principal clube da carreira.

Pela equipe do Parque São Jorge, foram 18 títulos: três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos. Depois do período como atleta, entre 1962 e 1972, teve passagens como técnico tanto da equipe masculina quanto da equipe feminina.

“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18)”, diz trecho do comunicado. “O Corinthians se une à família, amigos e fãs neste momento de luto no esporte brasileiro”, finaliza.

Em 2016, o Corinthians batizou o principal ginásio do Parque São Jorge com o nome de Wlamir Marques. Em 2023, foi eternizado com um busto inaugurado no ginásio batizado em sua homenagem.

Pela Seleção, Wlamir foi bicampeão mundial (1959 e 1963), duas vezes medalhista de bronze olímpico (Roma-1960, Tóquio-1964), além de duas medalhas de uma prata (1963) e dois bronzes (1955 e 1959) em Jogos Pan-Americanos. O brasileiro foi indicado ao Hall da Fama pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) em 2023.

Leia também

Confira o comunicado na íntegra

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18).

O “Diabo Loiro”, apelido que ganhou durante suas passagens pela Seleção Brasileira, onde conquistou dois títulos mundiais, chegou ao Corinthians em 1962, no auge da sua performance, onde conquistou 18 títulos pelo Alvinegro (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos).

Após se aposentar das quadras, Wlamir voltou ao Corinthians, onde foi técnico com passagens tanto na equipe Masculina, quanto a Feminina.

Suas conquistas pelo Timão renderam outras homenagens históricas: em 2016, o ginásio principal do Parque São Jorge foi batizado como Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques e neste seu mesmo local, em 2023, Wlamir foi eternizado pelo Corinthians, ao ter seu busto inaugurado no espaço, o primeiro busto de um atleta de basquete na história do Clube.

Ainda em 2023, Wlamir Marques recebeu mais uma honraria: entrou para o Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

O Corinthians se une à família, amigos e fãs neste momento de luto no esporte brasileiro.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.