Wlamir Marques, lenda do basquete brasileiro, morreu nesta terça-feira (18), aos 87 anos. A notícia foi confirmada pela Confederação Brasileira de Basquete. O Disco Voador, como era conhecido estava internado em um hospital particular de São Paulo.
Natural de São Vicente-SP, Wlamir foi um dos grandes nomes do basquete brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970. O Diabo Loiro foi bicampeonato mundial.
Ele também conquistou dois vice-campeonatos Mundiais e duas medalhas olímpicas de bronze, uma nos Jogos de Roma 1960 e uma nos Jogos de Tóquio 1964. O ex-atleta também acumula quatro títulos de Campeonatos Sul-Americanos e três medalhas em Pan-Americanos (duas de bronze e uma de prata).
Wlamir Marques é membro do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro e do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete.
Ídolo corinthiano
Além da grande carreira na Seleção Brasileira. O Diabo Loiro fez seu nome na equipe de basquete do Corinthians.
Wlamir chegou ao Timão em 1962. No Alvinegro, conquistou 18 títulos (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos).
Após sua aposentadoria das quadras, o Disco Voador voltou ao Corinthians. Ele foi técnico tanto da equipe masculina, quanto da feminina.