Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Ramón Díaz dá posição final sobre Balotelli e mostra confiança em tirar Corinthians do Z4

Novo treinador foi apresentado nesta segunda-feira (15) e tem estreia diante do Criciúma, nesta terça

Ramón e Emiliano Díaz em apresentação do Corinthians

Movido pela missão de livrar o Corinthians de um rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Ramón Díaz foi apresentado oficialmente pelo clube nesta segunda-feira (15) no CT Joaquim Grava, na Zona Leste de São Paulo. O comandante argentino chega em um momento em que projeta a estreia à frente do time e pensa nos reforços para o futuro em curto prazo. Por isso, avaliou como pretende livrar o Timão da zona de queda, mostrando extrema confiança, e descartou a possibilidade de contar com o atacante Balotelli, apesar de querer novas peças.

Leia também

“Em nenhum momento se falou de Balotelli. O que eu vi de fora, é que se falou muito, mas a nível institucional, de clube, não se falou. Para a gente, Balotelli não está nos planos para o futuro”, sentenciou Ramón Díaz.

Na última semana, nos bastidores foi dado como encaminhado um acordo entre Corinthians e Balotelli. O time alvinegro deveria desembolsar 2 milhões de euros (R$11,7 milhões) em luvas, além de um salário anual de 3 milhões de euros (R$17 milhões).

Apesar da negativa para Balotelli, Ramón e o filho e auxiliar Emiliano Díaz, que esteve presente durante a entrevista coletiva e também avaliou o cenário do clube, admitiram que buscam novos jogadores. Eles, no entanto, evitaram diz quer quantidade e posições.

“A gente está procurando jogadores, de lista não te vou falar. Se diz que é o Corinthians, chega ao dobro do valor. Pelo bem do clube, eu não vou falar em nome”, afirmou Emiliano.

Confiança em mudar fase

Além de avaliar o cenário do mercado, a dupla Ramón e Emiliano deixou claro que carrega muita confiança na recuperação da equipe na temporada. Garantindo o Campeonato Brasileiro como prioridade, eles acreditam na fuga rápida da zona de rebaixamento.

“Eu gostaria de chegar no clube desde o ínico, mas o futebol é tão dinâmico e à base de resultados. Se o treinador que passou tivesse feito bons resultados, a gente não estaria aqui. O que eu gosto do Corinthians e dos jogadores é que eles entendem a situação que estamos. Todos querem melhorar. Todo estão trabalhando a 100% para melhorar. Todos sabem que têm uma grande responsabilidade. E temos que recuperar rápido, Não há tempo para perder”, disse Ramón.

O treinador argentino também evitou repetir a frase com a qual ficou notabilizado no Vasco ao garantir que o Cruzmaltino não seria rebaixado, com a famosa frase “No va a bajar”.

“São emoções diferentes. Era um momento muito grave. Queremos brigar mais acima com a equipe. Estão em condição. Agora, vai depender da gente”, acrescentou Ramón.

Quando Ramón Díaz estreia?

A primeira missão do novo treinador do Corinthians é nesta terça-feira (16), às 21h (de Brasília). Ele comanda a equipe diante do Criciúma, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O time alvinegro ocupa a 17ª posição, com 12 pontos, abrindo a zona de rebaixamento. O Tigre, por sua vez, está no 14º lugar, com 17 pontos.

Quem chega junto com Ramon Díaz

O auxiliar e filho Emiliano Díaz, os assistentes técnicos Osmar Daniel Ferreyra e Bruno Urribarri, e o preparador físico Diego Pereira também chegam para compor a comissão técnica do Corinthians, que substitui o grupo liderado pelo antecessor António Oliveira.

O contrato da nova comissão técnica é até o fim do próximo ano.

Quem é Ramón Díaz?

Ele é considerado um dos treinadores mais vitoriosos do futebol argentino. Aos 64 anos, carrega quatro títulos nacionais (1996, 1997, 1997 e 2002), além da Copa Libertadores (1996), pelo River Plate, clube em que também foi ídolo jogando como atacante.

Depois, Ramón Díaz comandou times como San Lorenzo-ARG, Ah-Hilal, Al-Ittihad e Libertad-PAR. Em 2020, chegou a ser anunciado como técnico do Botafogo, mas foi demitido depois que precisou passar por uma cirurgia, e o clube não quis aguarda a recuperação.

No ano passado, técnico argentino comandou o Vasco na missão de fugir do rebaixamento do Brasileirão e conseguiu alcançar a meta. Porém, ele foi demitido em abril deste ano, após um começo de ano instável.

O último jogo foi quando o Cruzmaltino sofreu uma goleada de 4 a 0 para o Criciúma, rival da estreia no Corinthians, na Série A.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.