Nesta quarta-feira (28), o Corinthians, já eliminado, se despediu da Libertadores com boa atuação e vitória sobre o Liverpool, do Uruguai, por 3 a 0. Os gols do Timão foram anotados por Matheus Araújo, Adson e Felipe Augusto, três crias das categorias de base.
A base, para além dos gols, ainda teve grande importância no triunfo corintiano em Itaquera. Afinal, na escalação de Vanderlei Luxemburgo, foram seis garotos do Terrão como titulares, além de uma série saindo do banco de reservas.
Apesar do clima bom pela vitória e pelas chances à base, o jogo também foi palco de alguma tensão. O início do jogo foi marcado por protestos nas arquibancadas destinadas às organizadas, que ficaram sentadas em silêncio por 35 minutos no primeiro tempo.
Só molecada!
Já eliminado, o Corinthians deixou claro antes mesmo da partida que o foco está na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Uma hora antes da bola rolar, o clube divulgou a escalação inteiramente reserva, com os titulares fora até mesmo do banco de reservas.
Os suplentes foram compostos quase integralmente pelo time Sub-20 do Timão. Quatro atletas relacionados nunca haviam sequer ido ao banco de reservas do time profissional.
Iniciativa forte!
Com um time recheado de reservas, era claro que parte dos jogadores sentiu a necessidade de se provar para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Até por isso, na primeira etapa, o Corinthians criou uma série de chances claras de gol.
Alguns dos garotos do Timão conseguiram se sobressair em meio a esse Corinthians bastante criativo. Pela esquerda, Wesley venceu a maior parte dos duelos contra Martirena, enquanto Matheus Araújo foi a grande válvula de escape alvinegra.
De cria para cria
O Corinthians finalmente abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. E a jogada foi criada inteiramente por jogadores criados nas categorias de base do clube.
Adson recuperou a bola do lado direito do ataque e conduziu para o meio até encontrar Wesley, live, pela ponta esquerda. O atacante chamou para a jogada individual, cortou três jogadores do Liverpool e chutou na trave, deixando a sobra livre para Matheus Araújo completar para o gol vazio.
CORINTHIANS X LIVERPOOL
Corinthians
Carlos Miguel; Rafael Ramos, Caetano, Murillo e Fábio Santos; Giuliano, Fausto Vera e Matheus Araújo; Adson, Wesley (Pedro) e Felipe Augusto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Liverpool
Britos; Martirena, Izquierdo, Pereira e Samudio; Lucas Lemos, Gonzalo Nápoli e Fabricio Díaz; Luciano Rodríguez, Alan Medina e Rubén Bentancourt. Técnico: Jorge Bava.
Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e horário: 27 de junho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo -SP
Árbitro: Ángel Arteaga (VEN)
Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Yadir Acuña (COL);
Gols: Matheus Araújo (30 min 1ºT)
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos: