Ouvindo...

Conmebol se posiciona após caso de racismo contra atacante do Palmeiras

Entidade divulgou uma breve nota oficial para se pronunciar sobre o episódio desta quinta-feira (6), na partida entre Cerro Porteño e o time paulista, pela Copa Libertadores Sub-20

Conmebol se posicionou após caso de racismo em jogo da Copa Libertadores Sub-20

Entidade máxima do futebol sul-americano, a Conmebol se pronunciou sobre o caso de racismo contra Luighi, do Palmeiras, na partida contra o Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira (06), pela Copa Libertadores Sub-20.

Torcedores paraguaios presentes no Estádio Gunther Vogel, em Assunção-PAR, ofenderam o atacante brasileiro, que foi às lágrimas.

Por meio de uma breve nota nas redes sociais, a Conmebol disse rejeitar todo ato de racismo e garantiu que agirá de forma apropriada em relação ao caso.

“A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”, comunicou a instituição.

Ofensas racistas contra Luighi

Durante o segundo tempo da partida, um torcedor com uma criança no colo imitou um macaco em direção a Figueiredo, do Palmeiras. Pouco depois, Luighi alertou ao árbitro que foi chamado de macaco por um torcedor. No banco de reservas, o atacante chorou.

Após a partida, Luighi foi entrevistado pela Conmebol e se revoltou ao ser perguntado sobre o jogo que havia acabado de se encerrar. Ele chorou e desabafou com mais uma ofensa racista contra jogadores brasileiros em competições internacionais.

“Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, desabafou Luighi, que criticou a Conmebol.

Confira, na íntegra, a nota oficial do Palmeiras

"É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”

“Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!”

“As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.