Entidade máxima do futebol sul-americano, a Conmebol se pronunciou sobre o caso de racismo contra Luighi, do
Torcedores paraguaios presentes no Estádio Gunther Vogel, em Assunção-PAR, ofenderam o atacante brasileiro, que foi às lágrimas.
Por meio de uma breve nota nas redes sociais, a Conmebol disse rejeitar todo ato de racismo e garantiu que agirá de forma apropriada em relação ao caso.
“A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”, comunicou a instituição.
A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) March 7, 2025
La CONMEBOL rechaza tajantemente cualquier acto de racismo… pic.twitter.com/YX94xIrnxi
Ofensas racistas contra Luighi
Durante o segundo tempo da partida, um torcedor com uma criança no colo imitou um macaco em direção a Figueiredo, do Palmeiras. Pouco depois, Luighi alertou ao árbitro que foi chamado de macaco por um torcedor. No banco de reservas, o atacante chorou.
Após a partida, Luighi foi entrevistado pela Conmebol e se revoltou ao ser perguntado sobre o jogo que havia acabado de se encerrar. Ele chorou e desabafou com mais uma ofensa racista contra jogadores brasileiros em competições internacionais.
“Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, desabafou Luighi, que criticou a Conmebol.
Até quando o racismo será negligenciado?
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
Você é gigante, Luighi! 👏🏿 pic.twitter.com/DyEHhXbk61
Confira, na íntegra, a nota oficial do Palmeiras
"É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”
“Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!”
“As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no… pic.twitter.com/qTj4TIaO9X
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025