O Bahia confirmou o favoritismo, venceu o The Strongest-BOL por 3 a 0 e segue vivo em busca de uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. A partida da 2ª fase preliminar foi realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite desta terça-feira (25).
Lucho Rodríguez, de pênalti, e Ademir, duas vezes, marcaram os gols do Esquadrão de Aço. O adversário do Bahia na 3ª fase preliminar será definido nesta quarta-feira (26) e sairá do confronto entre Boston River-URU e Ñublense-CHI.
Vale ressaltar que em caso de eliminação na 3ª fase preliminar da Copa Libertadores, o Bahia já tem uma vaga garantida na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
No sábado (1), o Tricolor volta a campo pelo Campeonato Baiano contra o Jacuipense na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo de ida da semifinal. A bola rola às 16h (de Brasília).
O jogo
Como era de se esperar, o Bahia foi no embalo da Arena Fonte Nova lotada e logo nos primeiros minutos assumiu o controle da posse de bola e foi em busca do primeiro gol. A primeira grande oportunidade foi aos 16 minutos, em finalização de Lucho, da entrada da área, que Banegas se esticou para espalmar com a ponta dos dedos.
Apesar do domínio, os jogadores do Bahia demonstraram sinais de nervosismo e encontraram dificuldades para penetrar a defesa. Quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim, Chiatti vacilou dentro da área e derrubou Jean Lucas. O árbitro marcou pênalti para o Tricolor.
O uruguaio Lucho chamou a responsabilidade da cobrança e finalizou no meio do gol para colocar o Bahia em vantagem. Antes do intervalo, o The Strongest-BOL ainda teve o zagueiro Jusino expulso por uma falta por trás em Lucho.
Segundo tempo
Ao voltar do vestiário, o Bahia não deixou o The Strongest-BOL respirar e já ampliou com 3 minutos. Erick Pulga roubou a bola e deu bom passe para Ademir, que finalizou forte de pé direito e bateu o goleiro Banegas.
O Bahia deixou o nervosismo para trás e foi em busca de mais gols. Aos 6 e aos 9, Erick Pulga e Everton Ribeiro, respectivamente, tentaram de cabeça e obrigaram Banegas a fazer duas grandes defesas.
Aos 17, Ademir ficou no mano a mano com o zagueiro, após lançamento de Erick Pulga, conduziu até a entrada da área e finalizou com qualidade no canto direito de Banegas, que nada pôde fazer.
Após o terceiro gol, Rogério Ceni promoveu as entradas de Michel Araújo, Cauly, Kayky e Willian José, que ajudaram a garantir a vantagem no placar e a classificação para a fase seguinte da preliminar da Copa Libertadores.
Bahia 3 x 0 The Strongest-BOL
Bahia
Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu (Gilberto), Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Cauly); Erick Pulga (Michel Araújo), Ademir (Kayky) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
The Strongest-BOL
Banegas; Fran Supayabe, Adrian Jusino, Pablo Pedraza, Chiatti e Tobias Moriceau; Felipe Castro (Álvaro Quiroga), Joel Amoroso e Jaime Arrascaita; Sebastián Guerrero (José Flores) e Enrique Triverio. Técnico: Antônio Carlos Zago.
Gols
Lucho Rodríguez (41min1ºT) e Ademir (3min2ºT e 17min2ºT)
Cartões Amarelos
Kanu (Bahia), Chiatti, Fran Supayabe, Jaime Arrascaita (The Strongest-BOL)
Cartão Vermelho
Jusino (The Strongest-BOL)
Motivo: jogo de volta da 2ª fase preliminar da Copa Libertadores
Data e horário: 25 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Carlos Betancur (COL)
Auxiliares: Jhon Gallego (COL) e Miguel Roldan (COL)