Ouvindo...

CBF indica Brasília para concorrer à sede da final da Libertadores de 2025

Estádio Nacional Mané Garrincha disputa, por enquanto, com o Centenário de Montevidéu; Conmebol vai anunciar local no início do ano que vem

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou a indicação do estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), para receber a final da Copa Libertadores em 2025. O jogo será em 29 de novembro. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai tomar uma decisão no início de 2025.

Por enquanto, a proposta brasileira tem um rival: o Estádio Centenário, de Montevidéu. A associação uruguaia também já formalizou seu desejo de receber novamente a decisão, como em 2021, quando o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1. Mais de 45 mil pessoas estiveram presentes na arena.

A Federação Colombiana de Futebol demonstrou interesse em colocar Medellín como candidata, mas isso não ocorreu até o momento. O Brasil já recebeu duas finais da Libertadores, ambas no Maracanã, no Rio, das edições de 2020 e 2023.

A CBF tem como trunfo, em seu entendimento, a boa malha aérea de Brasília, que facilitaria o deslocamento de torcedores do Brasil ou de outros países da América do Sul. Os clubes finalistas viajam em voos fretados. O Mané Garrincha tem capacidade para 70 mil pessoas e foi reconstruído para a Copa do Mundo de 2014.

“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira une uma série de fatores importantes, como segurança, rede hoteleira, malha aérea e a grandeza do Mané Garrincha, para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Inter e São Paulo estão classificados para a fase de grupos da Libertadores. Corinthians e Bahia jogarão a etapa preliminar.

As finais únicas da Libertadores

Formato adotado em 2019, a final em jogo único já foi disputada duas vezes no Maracanã, no Rio, uma delas, em 2020, entre Palmeiras e Santos, sem torcedores por causa da pandemia de Covid-19. O Verdão venceu por 1 a 0. Em 2023, o Fluminense, jogando em casa, bateu o Boca Juniors-ARG por 2 a 1 e levou sua primeira taça.

Em 2019, o estádio Monumental de Lima, no Peru, foi palco dos 2 a 1 do Flamengo sobre o River Plate-ARG e outro Monumental, o de Guayaquil, no Equador, foi sede da decisão de 2022, quando o Rubro-Negro carioca bateu o Athletico-PR por 1 a 0.

A decisão de 2024 foi no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, em mais uma final brasileira, desta vez entre Atlético e Botafogo. Os cariocas fizeram 3 a 1.

A Copa Sul-Americana de 2025 já tem sede definida: Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, receberá a partida no dia 22 de novembro do ano que vem.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais