O Grupo A da Copa Libertadores foi definido com um motivo inusitado: o gol fora de casa. Colo-Colo, do Chile, e Cerro Porteño, do Paraguai, terminaram empatados em todos os critérios. A Itatiaia explica abaixo o motivo da classificação dos chilenos e eliminação dos paraguaios.
Colo-Colo e Cerro Porteño ficaram com seis pontos no Grupo A. Cada time teve uma vitória, três empates e duas derrotas, com quatro gols marcados e cinco sofridos.
O jogo entre as equipes nesta noite, realizado no Paraguai, foi fundamental para a classificação do Colo-Colo. Chilenos e paraguaios empataram por 1 a 1.
E o gol fora de casa foi decisivo para a classificação dos chilenos. O Colo-Colo avançou pelo critério “gols marcados como visitante na fase de grupos”. O ‘Cacique’ marcou três vezes, contra duas do Cerro Porteño.
Caso a partida tivesse terminado empatada por 0 a 0, o destino do grupo seria diferente. As equipes teriam ficado empatadas em todos os critérios. Desta forma, o Cerro se classificaria por ter melhor posição no ranking da Conmebol.
O líder do Grupo A foi o Fluminense, com 14 pontos, enquanto o Alianza Lima, do Peru, foi o lanterna, com quatro.