Está tudo aberto no Grupo D da Libertadores. Nesta quarta (24), no Nilton Santos, o Botafogo venceu o Universitario-PER por 3 a 1, com gols de Eduardo, duas vezes, e Luiz Henrique. Olivares descontou para os peruanos. Uma vitória fundamental para manter o Glorioso na disputa da vaga no mata-mata após duas derrotas nas duas primeiras rodadas da Copa.
O resultado em casa não tira o
Na próxima rodada, em 8 de maio, o Glorioso volta a atuar no Estádio Nilton Santos, contra a LDU. Confira a
Agora, o
Tiquinho Soares sente no início
A novidade na escalação de Artur Jorge foi a presença de John entre os titulares, mas, logo no início da partida, o técnico precisou lidar com outro problema.
Aos oito, Tiquinho Soares sentiu problema muscular e deixou o campo na maca. Sem outro centroavante à disposição, Eduardo foi acionado e Júnior Santos passou a ser referência.
Botafogo com dificuldades
Pela necessidade do resultado, o Botafogo manteve a iniciativa e o domínio das ações. Aos 12, Júnior Santos chegou a balançar a rede, mas o impedimento foi marcado.
Em busca do encaixe no sistema de Artur Jorge, o Glorioso teve o controle do jogo, mas, apesar da posse, teve muitas dificuldades para progredir no campo de ataque.
Júnior Santos, do Botafogo, encara a marcação do Universitario-PER
Os lances mais agudos foram pela direita, quando Luiz Henrique conseguiu ter espaço para arrancar. Na melhor das chances, aos 35, Savarino obrigou Britos a fazer boa defesa.
Eduardo fura a retranca!
Todo o esforço do Universitario na primeira etapa ruiu na volta do intervalo. Antes dos dois minutos, Júnior Santos invadiu a área e achou Eduardo.
O camisa 33 - aparecendo justamente no lugar de Tiquinho Soares - só empurrou a bola para rede e abriu o placar no Nilton Santos: 1 a 0!
Eduardo abre o placar para o Botafogo diante do Universitario-PER
Luiz Henrique marca pela primeira vez
Imediatamente, o Universitario mudou de postura e até ameaçou a meta de John, aos nove, em cabeçada de Riveros. Por outro lado, deu espaço na defesa.
Após desarme de Gregore, Savarino lançou Luiz Henrique, que mostrou categoria para driblar Britos e tocar para o gol vazio: 2 a 0 aos 12!
O drible de Luiz Henrique no goleiro Britos, do Universitario, em vitória do Botafogo pela Libertadores
Na comemoração de seu primeiro gol vestindo a camisa 7 do Botafogo, o atacante atravessou o campo e comemorou com um abraço em Artur Jorge.
Dois gols nos acréscimos!
A partir do 2 a 0, o Botafogo controlou o ritmo e a partida seguiu sem grandes emoções até os acréscimos. Aos 47, Eduardo fez 3 a 0 para o Botafogo.
Aos 49, Olivares invadiu a área e descontou para o Universitario. O gol de honra do time peruano foi o último lance da partida no Nilton Santos!
Botafogo 3 x 1 Universitario
Botafogo
John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Marlon Freitas (Tchê Tchê), Gregore, Savarino e Luiz Henrique (Óscar Romero); Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo) - Técnico: Artur Jorge.
Universitario
Britos; Corzo, Riveros e Marco Saravia; Murrugarra (Concha), Ureña, Pérez Guedes (Celi), Portocarrero e Polo (Ancajima); Édison Flores (Olivares) e Valera (Dorregaray) - Técnico: Fabián Bustos.
Gols: Eduardo (2'/2ºT e 47'/2ºT) e Luiz Henrique (12'/2ºT), do Botafogo; Olivares (49'/2ºT), do Universitario.
Cartão amarelo: John e Hugo (BOT) ; Saravia, Valera, Pérez Guedes e Celi (UNI)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 975.691,50 / 21.782 pagantes / 23.800 presentes
Motivo: Terceira rodada do Grupo D da Libertadores
Data e hora: 24 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN)