Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Pressionado na Libertadores, Grêmio enfrenta Estudiantes em La Plata

Equipes entram em campo nesta terça-feira (23), às 19h (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi

O Grêmio enfrenta o Estudiantes, em La Plata, na Argentina, nesta terça-feira (22), às 19h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, bastante pressionado. Como se não bastasse atuar fora de casa contra um forte time argentino, o Tricolor não pode voltar para Porto Alegre sem pontuar.

Isto porque, o time gaúcho está na última colocação da chave C com zero pontos e precisa vencer a partida para garantir mais chances de classificar-se à próxima fase.

A frente do Grêmio vêm o Huachipato e o Estudiantes, em primeiro e segundo lugar, com quatro pontos, e o The Strongest em terceiro, com três pontos. Assim, além de precisar vencer os próximos jogos, o Tricolor também necessita secar os adversários e vencer os confrontos diretos, como o desta terça (23).

Matemática da classificação

No entanto, nem tudo é terra arrasada para o Tricolor. Nas duas últimas edições da disputa da América, em 2022 e 2023, o segundo colocado com menor pontuação entre as chaves avançou à fase eliminatória com sete e oito pontos, respectivamente.

Em 2023, o River Plate, da Argentina, e o Deportivo Pereira, da Colômbia, foram às quartas com sete pontos. Já em 2022, o Emelec, do Equador, o Vélez Sarsfield, da Argentina, e o Cerro Porteño, do Paraguai, avançaram à fase eliminatória com oito pontos.

Histórico

Além das probabilidades de pontos, que dependendo do ponto de vista, é positiva para o Tricolor. O Grêmio tem também a seu favor o histórico. Mesmo que o Estudiantes tenha a mística de La Plata no fator casa pesando para si, os gaúchos tem um histórico melhor no confronto.

Em campo

Pelo lado gremista, o time segue com o desfalque de Diego Costa, que sente dores musculares em decorrência da lesão sofrida na estreia do Campeonato Brasileiro. Assim, o atacante JP Galvão deve ganhar sequência em campo.

Por outro lado, o volante Pepê está recuperado de lesão e reforça a equipe. O jogador deve ser titular no tripé de volantes que o técnico Renato Portaluppi implementará em campo com Villasanti e Dodi.

Na lateral-esquerda, Fábio, que é lateral direito, deve ser improvisado no setor. Com a venda de Cuiabano para o Botafogo, e com Reinaldo no departamento médico, o Grêmio só conta com os jovens Wesley e Zé Guilherme como atletas de origem para a posição.

Já os donos da casa, por sua vez, vivem uma posição mais tranquila na tabela de classificação da Libertadores. O Estudiantes é o vice-líder do grupo C, com quatro pontos. O time argentino também vem de boa fase, com uma sequência de seis jogos de invencibilidade.

Estudiantes x Grêmio

Estudiantes

Matías Mansilla; Eros Mancuso, Federico Fernández, Zaid Romero e Eric Meza; Santiago Ascacíbar e Enzo Pérez; José Sosa, Thiago Palacios e Mauro Méndez; Guido Carrillo. Técnico: Eduardo Domínguez.

Grêmio

Marchesín, João Pedro, Geromel, Kannemann e Fábio; Villasanti, Dodi, Pepê e Cristaldo; Soteldo e João Pedro Galvão. Técnico: Renato Portaluppi.

Motivo: Jogo da 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores

Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata - ARG

Data e hora: 23 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Gustavo Tejera (URU)

Árbitro de vídeo: David Rodriguez (COL)

Transmissão: ESPN e Star +

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais